Tiradentes-MG: uma cidade para voltar mil vezes!

Sempre falo que o mundo é muito grande, cheio de destinos maravilhosos esperando para serem explorados. Sou do tipo que prefere descobrir novos lugares do que repetir um mesmo destino várias vezes, sabe? Mas confesso que existem algumas cidades que iria de novo mil vezes! Uma delas é Tiradentes, em Minas Gerais. Não passamos muito tempo por lá, mas foi o bastante para eu me apaixonar.

Tiradentes: vale a pena ir?

Antes de dar minha justificativa, ja vou respondendo logo que sim, vale muito a pena visitar essa cidade histórica! De acordo com o Censo de 2022, Tiradentes tem uma população de menos de 8.000 habitantes (mas não se enganem, ela está sempre repleta de turistas). Mesmo com o fluxo do turismo, o local tem aquele clima gostoso de cidade pequena, com um ar de tranquilidade que nos envolve desde o primeiro instante.

Caminhar pelos arredores do Largo das Forras, a praça principal da cidade, é um verdadeiro deleite. As ruas de paralelepípedo, os casarios coloniais e as igrejas históricas parecem contar histórias em cada esquina. A cada passo, a gente sente como se estivesse viajando no tempo, absorvendo a essência de uma era que parece resistir ao passar dos anos.

É claro que vou falar da comida mineira!

A cidade está repleta de restaurantes e ateliês que podem passar despercebidos aos viajantes mais apressados, porque alguns lugares estão localizados em ruelas em que os carros mal chegam. À noite, os bares ampliam suas instalações para as calçadas adornando os espaços com almofadas, e mantas nos dias mais frios, criando uma vibe despretensiosamente aconchegante. Pode parecer um pouco louco o que vou dizer, mas a atmosfera de Tiradentes me lembra um pouco Pipa, no RN (em todos os outros quesitos, as cidades não tem nada a ver).

As delícias da culinária mineira, com seus sabores únicos e receitas tradicionais, são uma atração à parte. Cada refeição é uma experiência gastronômica inesquecível, e cada novo restaurante é uma nova aventura para o paladar. Assim como os bares que mencionei nas calçadas, escolher um dos tradicionais restaurantes ao redor do Largo das Forras também é uma boa pedida. Vá sem pressa e aproveite para petiscar na companhia de um bom vinho ou de uma cerveja artesanal.

Vistas de tirar o fôlego

Por ser uma região com muitas ladeiras, passear por Tiradentes é como explorar um tesouro escondido. As vistas que se revelam a cada brecha entre duas construções no alto de uma ladeira são de tirar o fôlego. É impressionante como a cidade nos presenteia com paisagens lindas, onde o olhar se perde entre montanhas e vales verdejantes. Essas vistas, inesperadas e arrebatadoras, são como pequenas recompensas para aqueles que se aventuram a explorar cada cantinho da cidade – e enfrentam as ladeiras com coragem!

Além das paisagens, Tiradentes oferece um acolhimento caloroso que faz qualquer visitante se sentir em casa. A hospitalidade mineira, com seu jeito simples e afetuoso, faz qualquer pessoa querer voltar para os braços desse estado acolhedor. Costumo brincar que os mineiros são os nordestinos do Sudeste.

Tiradentes, nós voltaremos!

Eu não fui a única a me apaixonar. Até hoje, quando falamos em algum destino, Luca relembra momentos vividos em Tiradentes e pede para voltar. É o tipo de cidade que captura o coração e deixa saudades!

Então, apesar de o mundo ser vasto e repleto de destinos incríveis, Tiradentes – ao lado de Paris e Pipa – é o lugar onde eu voltaria várias vezes. Agora me conte: que lugar no mundo faz você querer ir novamente?

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *