Férias dos filhos é aquela história: a gente tem que virar um ninja na criatividade e preencher os 30 dias de recesso com todo tipo de programação. Como não dá para passar o mês inteiro pagando colônia de féria, o jeito é arranjar atividades divertidas e baratas. E o Parque Dois Irmãos – o zoológico do Recife – se encaixa bem nessa proposta.
Fomos em uma manhã bastante nublada, no mesmo dia em que tinha jogo do Brasil à tarde pela Copa da Rússia. Não sei se por causa da possibilidade de chuva ou pela espera pelo jogo, o parque estava com pouca gente e bem tranquilo de passear (e o tempo nublado foi positivo, porque andar com o sol forte na cabeça não é nada agradável).
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, são 384 hectares de mata atlântica e 14 hectares de área construída que abrigam cerca de 700 animais, entre répteis, aves, anfíbios, mamíferos e peixes, além de uma grande diversidade de plantas.
+ Espaço Ciência: museu a céu aberto em Pernambuco
+ Jardim Botânico do Recife
Ao longo do passeio, que é dividido por classes de animais, percebemos que algumas gaiolas estavam vazias ou que alguns bichos se repetiam em celas que deveriam ter outras espécies. Outra coisa que ficou bem perceptível (aos olhos dos adultos) é que as condições são bem precárias, com jaulas sujas e plantas crescendo com pouca ou nenhuma manutenção. Mas justiça seja feita: o lugar estava limpo e com muitas lixeiras espalhadas ao longo do percurso do zoológico do Recife.
+ Gramado com crianças: 4 lugares para curtir com os pequenos
+ Encontrando personagens no Beto Carrero
Uma dica importante: leve para o passeio uma mochila com água e alguns lanchinhos, especialmente se você estiver na companhia de crianças. As poucas barracas do lugar praticamente só oferecem água de coco, água, refrigerante e pipoca. O óleo da barraca que vendia pastel pareceu tão sujo que ficamos só na água de coco mesmo e nos lanches que tínhamos levado. As áreas para piquenique também estavam em um estado de degradação bem aparente, e as crianças acabaram lanchando encostadas em uma mureta.
Esses contratempos não tiraram a animação de Luca e Ceci – a amiguinha que o acompanhou nessa aventura. Os dois se divertiram bastante, ora gritando mais que os animais, ora correndo, fazendo palhaçadas ou simplesmente apreciando os bichos que eles costumam ver apenas nos livros e na TV.
+ Pomerode: o que fazer em um dia
+ Oktoberfest em Blumenau [com criança!]
É uma pena que os órgãos responsáveis não deem a atenção merecida, uma vez que o Parque Dois Irmãos poderia facilmente ser indicado como mais um ponto turístico a ser visitado na cidade. Mas apesar de todos os pontos negativos citados – que eu fiz questão de mencionar justamente para ninguém criar grandes expectativas com a visita – é um passeio legal para fazer com os pequenos, especialmente nas férias quando os dias precisam ser preenchidos com atividades diferentes. Felizmente, essas observações desfavoráveis passam completamente despercebidas e eles se divertem bastante vendo e interagindo com os animais.
O acesso ao Parque Dois Irmãos custa R$ 2,00 para todos, com horário de funcionamento de terça a domingo das 09:00 às 16:00, e está localizado na Praça Farias Neves no bairro Dois Irmãos. Informações pelo telefone (81) 3184-7754.
Para ver o zoo do Recife com mais detalhes, no canal LucaFolia tem um vídeo bem bacana. Aperta o play aí!
O que acharam do passeio? Ah, e se quiserem conhecer mais a cidade, vejam essas dicas sobre o que fazer em Recife!
Que lugar lindo, não tem nada melhor que estar em contato com a natureza!
http://www.kailagarcia.com
As crianças curtiram bastante! =D
Eu acho lamentável o horto estar cada vez mais entregue desse jeito, mas ainda é uma opção legal pra criançada ver animais além dos livros, né?!
Dá pena, Si. Eu nunca tinha ido lá e achei as condições bem precárias mesmo, mas as crianças adoraram!
Muito bom passeio. Mas as melhorias e cuidados são urgentes!
Oi Ana
faz tanto tempo que fui ao zoo!
E naquela época já tinha algumas coisas negativas bem aparentes!
Mas o olhar da criança é bem emotivo né?!
Tem bicho, tem planta, tá ótimo!
hehehehehehe
qro mt, num futuro n mt distante, levar o Arthur pra conhecer o zoo!
Bjooos
Vale a pena por eles. A gente vai continuar olhando com esse olhar crítico, porque tem muita coisa a fazer pra melhorar.
Bjossss
Cara são 30 dias de férias!!!
Nossa como eu queria, aqui onde moro é só 15 dias!
Aqui na city não tem zoológico,mas conheci um quando viajei para BH.
Adorei o post Ana!
beijos
Como eu queria que fossem 15 dias de férias. Não sei mais o que fazer de programação com Luca!