Férias escolares ainda rolando, carnaval se aproximando e muita gente aproveitando esse período para viajar. Em viagens, a propensão é que fiquemos muito tempo sentados impossibilitando a circulação apropriada. Viagens com mais de duas horas de duração podem ocasionar inchaço e dores nos pés e pernas, e, em casos mais sérios, podem resultar na “Síndrome do Viajante”, ou TBV, uma Trombose Venosa Profunda causada pela coagulação do sangue no interior das veias.
O pouco espaço para movimentação não é o único fator que pode acarretar a Síndrome do Viajante. Desidratação, ingestão de álcool, obesidade, pressurização das cabines e tabagismo são outros fatores que também contribuem para o surgimento de problemas circulatórios durante o período na estrada ou no avião. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, estima-se ainda que, em viagens com mais de duas horas de duração, a incidência de TBV pode aumentar em até três vezes.
+ Como viajar gastando pouco
+ Viajando de avião com bebê
+ Cubos organizadores de bagagem: otimizando o espaço na mala
+ 10 mudanças para as famílias viajarem mais pelo Brasil
Antes de cancelar sua próxima viagem, confira algumas dicas para evitar ou minimizar o problema da circulação sanguínea durante o trajeto:
- A cada duas horas faça movimento circulares com os pés e movimentos para cima e para baixo
- Se estiver viajando de avião, faça pequenas caminhadas pelo corredor pelo menos a cada duas horas
- Se estiver viajando de ônibus, aproveite as paradas para exercitar os pés e pernas, ou caminhe pelo corredor do veículo
- Em viagens de carro, tente fazer pequenas paradas para poder se movimentar um pouco
- Evite bebidas alcoólicas durante a viagem, mas aproveite para se hidratar com bastante água
- Em qualquer um dos meios de transporte, tente elevar as pernas sempre que o espaço permitir
- Prefira roupas e sapatos confortáveis e use meias de compressão
Imagens: Shutterstock