Era uma manhã de domingo como outra qualquer, saímos cedo para tomar café e lá resolveríamos para onde ir. Recife Antigo ou Parque da Jaqueira eram os destinos prováveis para levar Luca, mas saímos do convencional e fomos para o Jardim Botânico do Recife. Nossa manhã de domingo acabou resultando num passeio maravilhoso, e o pequeno amou!
O Jardim Botânico do Recife foi revitalizado em 2013 pela Prefeitura do Recife. O parque, que faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e faz realiza pesquisas científicas e estudos de conservação e educação ambiental, ocupa uma área de 10,7 hectares dentro das Matas do Curado.
+ Espaço Ciência: museu a céu aberto em Pernambuco
+ Parque Dois Irmãos: o zoológico do Recife
Jardim Botânico do Recife
O acesso principal dentro do parque é feito por uma área calçada que leva a pequenas trilhas, que por sua vez levam a diferentes áreas de conhecimento. No dia em que fomos só havia uma trilha aberta, esta dando acesso a uma outra área calçada onde é possível chegar facilmente ao Orquidário, ao Jardim Sensorial, ao Jardim Tropical e à área administrativa.
Tudo é bem sinalizado e os funcionários cordiais e solícitos. Como a maioria das trilhas estavam fechadas, a sinalização existente foi suficiente para nos guiar, no entanto, para um passeio mais detalhado e rico, é possível agendar um passeio guiado que deve ser previamente agendado. [Na página do Jardim Botânico do Recife no Facebook é possível encontrar informações].
+ Paço do Frevo: o museu do carnaval no Recife
+ Conhecendo um pouco do Recife: Marco Zero
A natureza em sua forma mais sublime
Além da sinalização para orientar os visitantes, espalhadas pelo Jardim Botânico do Recife existem várias placas explicativas sobre as árvores e plantas. São vários tipos de plantas terrestres e aquáticas, que criam, junto aos animais que habitam a área, o contraponto perfeito de imersão na natureza mesmo estando dentro da cidade. O local é acessível para cadeirantes e carrinhos de bebê. Se não nas trilhas, nas “ruas” principais o acesso é fácil e possível.
O acesso ao Jardim Botânico é feito pela BR-232, na estrada para Gravatá. O Jardim fica no sentido Gravatá-Recife, portanto, partindo da capital é preciso observar a sinalização para fazer o retorno.
+ Anônimos, famosos e viajantes
+ Cadeados da Aurora – Padlock Love em Recife
Com entrada gratuita, estacionamento próprio e cordialidade do staff – além do passeio em si, que é lindo – recomendo o passeio para todos, especialmente para os pernambucanos que ainda não sabem sobre a revitalização e reforma do Jardim Botânico. É um excelente local para passear com a família e conhecer mais sobre o nosso meio ambiente.
Para ver um pouco mais, aperta o play para ver o vídeo feito durante a nossa visita em família ao Jardim Botânico do Recife:
Moro em Caruaru e não sabia que tem Jardim Botânico em Recife!!!
:o
Lugar lindo, já anotei aqui e pretendo um dia conhecer!
Bjoooo
Vale à pena. É um passeio não muito demorado, mas muito produtivo. :)