Algumas semanas atrás fomos num restaurante italiano aqui em Recife e eu provei um talharim com molho funghi simplesmente delicioso, daqueles que semanas depois você ainda se lembra e sente até o cheiro com a lembrança. Só que nesses tempos de crise, não dá pra ficar indo em restaurante toda vez que a gente sente vontade de comer uma coisa diferente e gostosa, né? A solução que eu encontrei para matar a vontade foi eu mesma preparar.
Tudo bem que eu não sou nenhum mestre-cuca, com certeza nunca irei participar do Master Chef {a menos que eles façam uma edição para leigos} e nem tenho pretensões de abrir um restaurante, mas quando estou inspirada e faço um esforcinho, da minha cozinha saem coisas bem gostosas.
Macarrão ao molho funghi
Para uma receita para duas pessoas, você vai precisar de:
- 30g de funghi secci
- Massa (usei 1/3 do pacote)
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola picada
- 1 tablete de caldo de carne
- Azeite
- Sal
- 200g de creme de leite
- Queijo parmesão
Modo de fazer
Hidratando o funghi: coloque o cogumelo seco em um recipiente e adicione água fervente. Siga as instruções da embalagem para saber o tempo em que o funghi deverá ficar na água. Esse tempo pode variar entre 15 minutos e 2 horas. Reserve um pouco do caldo.
Com o funghi já hidratado e molinho, adicione numa panela o azeite, a cebola e o alho picados, o tablete de carne e o funghi para refogar. Adicione um pouco do caldo do funghi para apurar melhor o gosto, e em seguida adicione o creme de leite.
Na hora de servir, finalize com queijo parmesão por cima e bom apetite!
Algumas considerações:
1) Aqui em Recife encontrei o funghi secci tipo shitake e o tipo chileno, nesta receita usei o shitake. Na próxima irei usar o chileno, um tipo mais escuro, para ver qual dos dois fica mais gostoso.
2) O prato fica melhor com massa artesanal. Na impossibilidade de usar esse tipo, procure no supermercado as massas tipo artesanal. Nesse prato usei a marca Cadoro di Venezia e não gostei muito, mas já tinha usado anteriormente o spaghetti da marca Renata e achei a massa deliciosa.
3) Prefira o queijo parmesão fresco em pedaço para ralar na hora. O sabor no prato fica muito melhor do que se usar o queijo parmesão que vem pronto em saquinho.