COMPORTAMENTO
Tudo neste mundo é mutável, inclusive nossas opiniões e atitudes. Quando passamos a refletir e ter consciência de que certas falas podem ser ofensivas, nosso comportamento muda de forma positiva.
E esses aprendizados que nos levam ao discernimento de certo e errado, tanto enquanto indivíduo como enquanto sociedade, resultam na abolição de algumas palavras que antes eram consideradas normais.
Usada para enfatizar que alguém foi agredido física ou mentalmente, tem origem na palavra "judaizar", possuindo carga de preconceito em relação ao povo judeu. Prefira: atormentar.
Usar a palavra "denegrir" para dizer que alguém foi inferiorizado é completamente errado. A palavra denegrir significa “tornar negro”. Prefira: difamar
Surgido nos tempos da escravidão, o termo era utilizado para comparar os negros com a mula, animal de carga híbrido proveniente do cruzamento da égua com o asno. Prefira: pardo
“Aleijado” vem da palavra “aleijão”, que significa coisa disforme. Basicamente, quando você utiliza essa palavra, está chamando alguém de deformado. Prefira: pessoa com deficiência
Utilize a palavra homossexualidade, pois o sufixo “ismo” dá uma conotação de doença à homossexualidade. E homossexualidade não é doença!
Tal palavra carrega a ideia de que as pessoas escolhem se apaixonar por pessoas do sexo oposto ou por pessoas do mesmo sexo, quando isso não é verdade. Já se nasce sendo o que é.
A palavra por si só soa extremamente pesada, causando uma sensação de repulsa e exclusão. Não deve ser utilizada em momento algum. Ao invés disso, utilize o termo “soropositivo”.
“Portar” dá ideia de que a pessoa pode simplesmente depositar sobre a mesa aquilo que está portando, quando na verdade ninguém escolhe se traz consigo uma deficiência ou não.
Que outros termos você acha que devem ser acrescentados à lista? É importante estarmos sempre abertos a aprender.