GASTRONOMIA
Cozinha afetiva está em alta. Aqueles pratos que resgatam lembranças de almoços de fim de semana na casa da vovó viraram tendência em todo o país.
@arvorestaurante
Você já provou uma comida ou sentiu um cheiro que o levou instantaneamente para uma memória afetiva e feliz? Alguns sabores fazem lembrar até de situações específicas!
Alguns restaurantes estão buscando esse resgate não só pelo cheiro ou sabor da comida, mas também no ambiente. São espaços ao ar livre que lembram casas de antigamente.
@ojar.dim
Se você mora ou está com uma viagem planejada para a capital pernambucana, confira esses 6 restaurantes no quintal com vibe de casa de vó.
@quintalcpt
Rua Djalma Farias, 170, Torreão
Localizado no bairro do Torreão, o Arvo, como o nome bem sugere, é cercado por muito verde. Tem como proposta a cozinha regional reinventada.
Um dos favoritos da casa é o atum selado ao ponzu, camarão empanado na farinha de tapioca, maionese de batata doce com wasabi, arroz basmati e dashi com cogumelos, ervilha e castanha de caju.
Rua Carneiro Vilela, 648, Aflitos
O motorista mais desatento que passa pela rua Carneiro Vilela pode não perceber que aquela charmosa fachada do número 648 é o disputado Cá Já.
A galinhada, que leva arroz molhadinho com frango desfiado, coxa e sobrecoxa de frango assado e uns legumes orgânicos grelhados, é imperdível!
Rua Barão de Contendas, 79, Graças
Esse também é um quintal, mas de casa de veraneio. Com direito a cadeira de praia e guarda-sol! Um pedacinho da praia no bairro das Graças.
O queridinho Baião de Camarão é feito com camarões flambados na cachaça, feijão verde, arroz cremoso e queijo coalho. Ai, papai!
Rua Carneiro Vilela, 84, Aflitos
Em um novo espaço, mas na mesma rua em que sempre esteve, O Jardim é um refúgio gastronômico e afetivo na zona norte da cidade.
Chegue mais perto para babar nesse prato: chambaril cozido lentamente com orgânicos. Acompanha xerém cremoso de coco e queijo.
Esse não é um quintal qualquer, é o Quintal - Cozinha pra Torar, que segue duas deliciosas linhas gastronômicas: pernambucana e mineira.
Rua Oliveira Fonseca, 217, Campo Grande
Eu ouvi um "Minha nossa!" quando apareceu esse joelho de porco acompanhado de macaxeira frita? E só para lembrar: em Recife não é aipim e nem mandioca, é macaxeira!
Comidinha tipicamente pernambucana com um toque todo especial. O espaço tem vários ambientes, mas chegue cedo se não quiser pegar fila.
Rua Prof. Otávio de Freitas, 256, Encruzilhada
Carne de sol acebolada é uma delícia, mas essa na manteiga de garrafa acompanhada de purê de macaxeira com queijo coalho, feijão verde, vinagrete e arroz é um escândalo!