VARIEDADES
Personagens de olhos avantajados, cabelos coloridos, uma linguagem muitas vezes cômica e exagerada. Esse seria o resumo de uma obra de animação japonesa.
Chamados de animes, estas maravilhas da cultura pop nipônica surgiram de uma outra expressão de arte, chamada de mangá, porém bem diferente das produções que temos hoje.
O primeiro mangá a ser produzido no Japão, nos moldes como conhecemos, foi o Hokusai Mangá, escrito em 1814. Nele foi retratado o cotidiano japonês de uma forma cômica, em 15 volumes.
Mas diferente dos dias atuais, o primeiro mangá que viria a inspirar diversas animações japonesas não trazia os tradicionais olhos redondos, os cabelos pontudos, tampouco os traços irreais.
Os traços do primeiro mangá eram, na verdade, bem realistas. Os personagens tinham olhos puxados e cabelos lisos.
Foi só em 1958 que os mangás saíram do papel para as telinhas. A Lenda da Serpente Branca, dirigido por Tiji Yabsushita e Kazuhiko Okabe, foi o 1ª anime produzido na história.
Hoje a indústria dos animes e mangás é tão grande que se tornou um dos alicerces da economia do Japão. Existem vários gêneros, mas os mais famosos são Shounen, Shoujo e Mahou Shoujo.
Os Shounen costumam ter um menino como protagonista e, em sua maioria, com muitas cenas de luta. O jovem protagonista precisa treinar cada vez mais duro para derrotar seus inimigos.
Os animes Shoujo são voltados ao público feminino, tendo uma garota como protagonista. Podemos acompanhar o amadurecimento da personagem, principalmente em relação às relações afetivas.
Os animes Mahou Shoujo também têm personagem feminino como protagonista. A diferença é que se trata de uma menina comum que, por algum motivo, ganha poderes mágicos e precisa enfrentar os inimigos.
Existem também os Kodomo, animes voltados ao público infantil; e os Seinen, que são animes voltados ao público adulto masculino e que têm uma atmosfera mais pesada e realista.
Animes Slice of Life retratam o cotidiano de um ser humano comum. Exemplos: o dia a dia de um trabalhador em uma fábrica de automóveis, a rotina de um violinista ou os hábitos de uma jovem estudante.
Em resumo, existem vários tipos de desenhos japoneses, e a cultura dos animes no Japão é tão forte que não são somente as crianças que consomem produtos relacionados aos desenhos.
Você tem um anime favorito? Eu tenho um pequeno fã de animes em casa, por isso tento aprender mais sobre eles. :)