SÉRIES | COMPORTAMENTO
Exibida entre 1994 e 2004, durante uma década Friends foi um refúgio de entretenimento e diversão para telespectadores do mundo inteiro.
A turma formada por Chandler, Rachel, Joey, Ross, Monica e Phoebe ditou tendências e costumes na época.
Friends divertiu, levou à reflexão, emocionou. No entanto, certas situações mostradas na série seriam inaceitáveis nos dias de hoje. Confira algumas:
Na 2ª temporada, quando Carol amamenta Ben, Chandler e Joey se sentem extremamente desconfortáveis. Felizmente, Ross tenta naturalizar a questão.
1
2
Na 2ª temporada, Rachel quase deixou de fazer uma tatuagem porque Ross declarou que não curte mulheres tatuadas.
3
Carol e Susan quebraram paradigmas vivendo um casal LGBTQIA+. Mas, enquanto a série ficou no ar, as piadas homofóbicas nunca deixaram de estar presentes.
Ao assumir um novo emprego, Rachel é bombardeada de presentes, fotos de Ross e até da presença de músicos para "marcar território".
4
Dessa vez o machismo corre solto nas veias de Ross quando o personagem teme que seu filho, Ben, "vire" gay por brincar de Barbie.
5
6
O pai transgênero de Chandler é sempre chamado pelo nome 'Charles' em vez de 'Helena Handbasket'. Sem falar nas inúmeras piadas sobre a mudança de gênero.
Deboche com o peso e hábitos alimentares de Monica quando mais jovem fazem parte do repertório da narrativa nas cenas de flashback.
7
Ver a mulher como mais uma conquista sexual, e nunca como uma pessoa com sentimentos, é um esporte para Joey.
8
Considerando a cidade plural que Nova York sempre foi, é estranho observar que nenhum dos protagonistas ou dos personagens secundários fixos sejam negros ou latinos.
9
Não podemos esquecer que na época não havia a mesma percepção e consciência para a diversidade e temas sensíveis como há hoje.
De 2004, quando o último episódio foi ao ar, para cá, muita coisa mudou. Inclusive nossa evolução enquanto sociedade.
Friends continua sendo uma série amada, mas hoje temos um olhar mais crítico para certas questões e a forma com que elas são abordadas. Ainda bem!