VIAGENS
Visitar as cidades históricas de Minas Gerais é como passear pelos livros de história e literatura da época da escola.
Dos poemas de Dirceu feitos para Marília à bravura dos inconfidentes, Minas carrega uma grande bagagem histórica, cultural e gastronômica.
É certo que há muito para ver e viver em todas as regiões de Minas Gerais, mas essas 5 coisas para fazer nas cidades históricas não dá para se esquivar!
Ouro Preto, uma das principais cidades do Ciclo do Ouro, é repleta de minas. Os túneis que vão se abrindo à frente virando labirintos podem parecer um passeio com pouco a se ver.
Mas, mais importante do que andar por esses túneis apertados e sufocantes, é tomar conhecimento da exploração dos escravos e vivenciar, ainda que por alguns minutos, o que as pessoas sofreram.
Se você resolver fazer uma viagem religiosa, saiba que no circuito Ouro Preto - Tiradentes - Congonhas - Mariana - São João Del Rei são mais de 80 igrejas a percorrer.
A menos que conhecer todas seja o objetivo, você pode se ater a apenas algumas. Em Tiradentes, não deixe de visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio; em Ouro Preto, a Basílica N. Sra. do Pilar.
Para os bons de garfo, a gastronomia de Minas Gerais é um prato cheio - literalmente! A galinhada, o tutu à mineira, o torresmo são imperdíveis.
Sem falar dos queijos e dos doces de leite que só Minas tem! E se além de ser bom de garfo, você também for bom de copo, Minas tem vários rótulos de cervejas artesanais.
Antes de mais nada: roupas e sapatos confortáveis, porque subir as ladeiras vai exigir um certo esforço e se você estiver de salto alto isso pode atrapalhar um tanto.
Também é possível fazer o passeio de carro, especialmente em cidades maiores ou fora do centrinho turístico, mas tenha em mente que apreciar as belas paisagens a pé é muito mais proveitoso.
Não dá para escapar! Vai ter fotos na frente das janelinhas coloridas, na Maria Fumaça e subindo as ladeiras sim!