SAÚDE | VARIEDADES
Ao longo do ano, você já deve ter reparado que uma ou mais cores sempre são atribuídas a determinados meses nas campanhas de saúde.
Outubro Rosa pode ser a mais conhecida, mas não é a única campanha. O objetivo é gerar conscientização do público, e atribuir uma cor ajuda a lembrar e engajar ainda mais.
Veja a seguir os meses e suas respectivas cores na prevenção e conscientização de doenças - físicas, mentais e emocionais.
O primeiro mês do ano representa o início de um novo ciclo e traz como alerta a importância de cuidar da saúde mental.
O mês mais curto do ano é dedicado à conscientização de várias doenças: o Fevereiro Roxo para lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. O Fevereiro Laranja para leucemia.
Março Azul Escuro, ou Azul-Marinho, é dedicado à prevenção do câncer colorretal. Esse tipo de câncer é um tumor que se instala no reto do intestino grosso.
O Abril Azul é voltado para o debate sobre autismo. O dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Abril Verde traz a segurança no trabalho para debate.
A campanha Maio Vermelho busca informar sobre a hepatite. Já o Maio Amarelo tem como propósito a prevenção contra acidentes de trânsito.
A fitinha vermelha que representa o mês de junho indica a importância da doação de sangue. O dia 14/06 é o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Julho Amarelo levanta a bandeira para duas campanhas de conscientização: câncer nos ossos e hepatites virais.
O dourado representa a importância do aleitamento materno. O período entre 1 e 7 de agosto é considerado a Semana Mundial da Amamentação.
A cor amarela representa a prevenção ao suicídio; vermelho é sobre as doenças do coração; e o verde representa doação de órgãos e prevenção do câncer de intestino.
Criada nos EUA na década de 1990, o Outubro Rosa chama atenção para o câncer de mama. Orientações sobre o autoexame são sempre vinculados a essa campanha.
Novembro enfatiza a saúde masculina com a conscientização para o câncer de próstata. A cor roxa também fica em evidência chamando atenção para a o nascimento prematuro.
Fechando o ano, dezembro coloca em pauta a importância de se prevenir contra o câncer de pele. E o vermelho ressalta a prevenção contra a AIDS.
Cuidar da saúde não depende de campanhas de prevenção. Faça seus exames regularmente e busque manter um estilo de vida saudável.