VIAGENS
A pequena cidade de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, guarda em suas ruelas um acervo rico e admirável de história, cultura e arquitetura.
O sítio urbano formado pelas edificações coloniais e igrejas fez com que Tiradentes fosse tombado pelo Iphan em 1938, tornando o município um Patrimônio Cultural Material.
Partindo do Largo das Forras, considerado o centro da cidade, todo o centro histórico pode ser percorrido a pé. Veja 6 coisas que você pode fazer pelo centrinho histórico de Tiradentes.
São tantas coisas para conhecer, que fica difícil saber por onde começar. Uma coisa que você vai perceber logo no Largo das Forras é a presença dos Passos (ou Passinhos).
Os Passos são pequenas capelas com representações da vida de Cristo no calvário. São várias capelinhas pelo centro histórico, mas geralmente ficam fechadas.
Outra maneira de explorar a história é atravessando os becos dos escravos. Para que os negros não transitassem pelas mesmas ruas que os brancos, eles tinham que caminhar por essas vielas.
Visitar igreja é uma das programações mais básicas nas cidades históricas de Minas Gerais. Algumas pessoas gostam de entrar e explorar cada uma delas...
Mas há quem prefira visitar as principais ou apenas tirar foto do lado de fora. Seja qual for seu perfil, não deixe de passar pela Igreja de Santo Antônio e pela Nossa Senhora do Rosário.
Nas andanças pelas ruas de Tiradentes você vai ver lojas de artesanato, bares e cafés. Incentive a economia local comprando lembrancinhas e bebendo vinho (ou cerveja!).
Pare durante 10 minutos em um dos batentes das casas ou lojas para recuperar o fôlego depois de subir as ladeiras, e aproveite para apreciar o movimento nas ruas. É mágico!
Não tenha medo de se perder pelas ruelas de pedra e pelos becos que aparecerem ao logo do seu caminho. Em cada rua que entrar, vai descobrir lugares lindos e cheios de história.
Já que você vai se perder explorando Tiradentes, pode parecer clichê, mas para qualquer lado que você olhar, um local perfeito para fotos vai se revelar.
E não tenha vergonha de fazer poses, e nem de ser chamado de turista (afinal de contas, você é mesmo!). Aproveite para criar belas recordações de Tiradentes.
De volta ao Largo das Forras, onde ficam as charretes, bares e lojinhas, reserve um tempo para curtir os bares do entorno e observar locais e turistas na pracinha.
Você já visitou Tiradentes? Me marca nas suas fotos no Instagram e aproveita para ver algumas fotos no meu perfil.