COMPORTAMENTO
A ansiedade é um sentimento natural nas situações do cotidiano. Antes de uma entrevista de emprego, de um encontro; ou durante a espera do resultado de uma prova, por exemplo.
Inúmeras situações da vida podem causar esse frio na barriga, que é absolutamente natural. O problema é quando a ansiedade permanece por um período prolongado, tornando-se prejudicial.
Se a ansiedade é intensa a ponto de interferir nas tarefas diárias, o mais recomendado é buscar ajuda profissional. Veja a seguir 5 sinais de que sua ansiedade pode estar passando do ponto.
A alteração do sono é um dos principais sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Se você tem dificuldade para dormir porque não consegue parar de pensar nos problemas ou acorda no meio da noite tomado por esses pensamentos, é sinal de que sua ansiedade está em um nível elevado.
A ansiedade constante cansa não só a mente, o corpo também sofre. O sentimento de exaustão parece não ter fim.
As noites mal dormidas e a tensão provocada pela ansiedade têm como resultado uma pessoa exausta quase o tempo todo. É muito comum também perceber os músculos tensionados sem motivo algum.
Preocupar-se é normal. Motivos que geram preocupações ao longo da vida são comuns, e essas situações não são necessariamente ruins.
Porém, se essas preocupações dominam seus pensamentos na maior parte do dia, fazendo com que sua concentração vá por água abaixo, é um sinal claro de ansiedade.
Sabemos que é importante ter foco para concluir as tarefas do dia a dia, seja em casa, no trabalho, na escola, na faculdade ou em qualquer esfera da vida.
Mas, e quando qualquer coisa te distrai, e você termina o dia cheio de tarefas inacabadas? Essa dificuldade de se concentrar também pode ser um efeito causado pela ansiedade.
Uma pessoa muito ansiosa pode se irritar com facilidade, e em um nível desproporcional ao motivo; ou seja, pequenos problemas do cotidiano a deixam extremamente estressada.
Além disso, essa irritabilidade pode se estender muito além daquele momento, perdurando o dia todo. Esse sentimento, além de atrapalhar o sono, pode interferir também nas relações com as pessoas.
Se você se identificou com essas características, procure a ajuda de um profissional!