COMPORTAMENTO
Capacitismo é derivado do termo em inglês “ableism”, faz referência ao preconceito contra as pessoas com deficiência, enxergando esses indivíduos como menos capazes do que outros.
A sociedade precisa aprender e participar ativamente para que a visão a respeito aos deficientes se transforme. Conheça 10 termos e frases capacitistas para excluir do seu vocabulário já!
Ao utilizar esse termo, você dá a entender que a deficiência de um indivíduo é algo que precisa ser superada. Deficientes não são super-heróis. São pessoas como eu e você.
Deficientes não são especiais. Eles não são piores que ninguém. Essas pessoas apenas possuem uma maneira diferente de ver e se adaptar ao mundo.
Esse termo evidencia um preconceito aos nativos da Mongólia, bem como carrega um olhar negativo em relação às pessoas com Síndrome de Down. Use o termo "deficiente".
É errado achar que tais pessoas não conseguem ter autonomia para administrar suas próprias vidas. Deficientes são capazes de viver em sociedade como qualquer outra pessoa.
Este é mais um termo que evidencia a visão distorcida que a sociedade tem a respeito do que é ser deficiente. "Inválido" não deve ser utilizado pelos mesmos motivos do termo “incapacitado”.
O problema aqui não está nos termos em si, mas sim em usá-los no diminutivo, dando ares de pena em relação aos deficientes. Ao invés disso, utilize os termos “cego” e “surdo”.
Demência é uma condição clínica na qual o indivíduo perde gradativamente as suas habilidades mentais. Por isso, prefira utilizar o termo "fazer-se de desentendido".
Ao usar a expressão para se referir a alguém que se fez de desentendido para obter vantagens, você coloca as pessoas que não possuem deficiência como superiores.
Usar este termo para se referir a pessoas muito distraídas só reforça o preconceito contra os autistas, pois dá a entender que tais indivíduos seriam incapazes e sem valor.
Utilizar uma deficiência física como um termo negativo só reforça o preconceito com o qual os deficientes têm que lidar todos os dias.
Se você ainda não tinha se dado conta do quanto esses termos e expressões podem ser capacitistas, agora já sabe!