VARIEDADES
A vitória do Brasil contra a Sérvia no 1º jogo da Seleção na Copa do Mundo de 2022, no Catar, teve um gostinho especial graças ao gol icônico feito pelo jogador Richarlison.
O que muitos não sabem é que o futebolista da Seleção Brasileira também é um guerreiro fora de campo, engajado em diversas causas sociais. Confira algumas dessas causas defendidas por ele.
Em uma carta publicada em novembro de 2021, no The Player's Tribune, o atacante pediu à população que não deixasse de se imunizar.
Na nota, Richarlison declarou: "Não tenho dúvida de que a vacina é confiável. Muita gente deu duro para termos essa chance". Ele é embaixador da USP Vida, um programa da Universidade de São Paulo.
Antes de a FIFA se posicionar sobre a onda de homofobia que o Catar insiste em destilar sobre a Comunidade LGBTQIA+, Richarlison declarou:
“Hoje a gente vive em um mundo muito perigoso, onde não pode ter opiniões. Seja contra o racismo, seja movimento LGBTQ, eu apoio qualquer causa.”
Em seu Instagram, o jogador fez uma postagem em forma de protesto em relação aos episódios de racismo contra George Floyd, morto por policiais brancos nos Estados Unidos.
No post, o atacante declara que o racismo é um assunto que quem vem da favela já está acostumado. "Já convivi com tiroteios e fui até confundido com traficante", afirmou na ocasião.
O atleta utilizou sua coluna no The Player's Tribune para cobrar medidas mais eficazes no combate aos incêndios que atingiram cerca de 30% do Pantanal em 2020.
Em resposta ao seu relato, a Nike e a ONG Onçafari convidaram o craque a retornar ao Pantanal para conhecer a organização, que é focada na preservação da onça-pintada.
Em 2017, o atacante contribuiu para o tratamento de uma pessoa com Parkinson do Recife. De forma espontânea, o jogador se ofereceu para doar uma camisa do time.
O paciente precisava de R$ 280 mil para implantar um marca-passo. Na época Richarlison atuava pelo clube inglês Watford, e com o sorteio mais a ajuda de outras pessoas, o procedimento foi feito.
Essas foram apenas algumas ações em que Richarlison se engajou, mas nem de longe as únicas. Já virou fã dele? Se não pela pintura que foi o gol, pelo ser humano incrível que ele é!