COMPORTAMENTO
Nos primeiros anos da vida escolar, as crianças começam a ter contato com pessoas de outras raças, estilos de vida, sotaques. Perceber as semelhanças e diferenças, e expressar curiosidade, é natural.
A partir dessas primeiras percepções dos pequenos, cabe a nós - adultos - esclarecer essas curiosidades, estimular o respeito e fazê-los entender que diferente não é sinônimo de errado.
Com essas 5 dicas simples, você vai ensinar seu filho a ter uma perspectiva de mundo muito mais ampla para que ele entenda e abrace a diversidade.
1
O que a criança replica na rua é o espelho do que ela aprende em casa. Por maior que seja a influência de fatores externos, como a escola e a internet, a educação familiar é a base.
Procure se despir de preconceitos e evite piadas que envolvam religião, raça, identidade de gênero e características físicas ou cognitivas. Seu filho absorve o exemplo que você dá!
As raízes das opiniões tendenciosas se estabelecem na infância, por isso é importante abordar temas que implicam em estereótipos e preconceitos naturalmente.
2
Estimule a compaixão e faça seu filho entender que não é legal tratar alguém mal por conta da aparência ou escolhas. As diferenças devem ser vistas como pluralidade, e não como certo x errado.
Quando a criança tem estímulos desde cedo a explorar o diferente, ela cresce com uma visão de mundo muito mais vasta.
3
World Travel Family
Incentive seu filho a ler sobre diferentes culturas, religiões, estilos de vida. Busque lugares diferentes para conhecer, procurando explorar a riqueza cultural de tudo.
Conviver com pessoas da mesma raça, frequentar sempre os mesmos restaurantes e viajar para os mesmos destinos fazem com que a criança viva dentro de uma bolha.
4
Não é errado ter seus locais favoritos ou um grupo de amigos com quem se identifica, mas é interessante tentar variar. Que tal aproveitar e visitar um restaurante asiático na próxima saída?
Explique sobre condições físicas e de saúde. Aproveite datas comemorativas para abordar e normalizar temas que não são tradicionais na sua família.
5
Explique o motivo da realização da Parada da Diversidade e sobre o Dia da Consciência Negra, por exemplo, trazendo sempre o assunto de forma aberta e natural.
Aprender desde cedo a respeitar e acolher as diferenças vai fazer com que seu filho cresça uma pessoa muito mais cheia de compaixão com o próximo e engajada nas questões sociais.