Moda é uma área muito ampla. Dizer que trabalha com moda é vago diante de tantas possibilidades que a área oferece.
É comum que os profissionais da área não estejam restritos a apenas uma ocupação, já que uma função não elimina outra. E com tantas alternativas oferecidas, fica até difícil definir algumas. O que exatamente esses profissionais da moda fazem? Como eles se denominam? Como eles são segmentados?
Para desvendar algumas profissões desconhecidas {para alguns}, e tentar esclarecer alguns pontos obscuros {para outros}, na tag Carreiras em Moda iremos abordar algumas informações pertinentes com o objetivo de dar um ponto de partida para quem deseja conhecer os detalhes da profissão.
Foto: Vitrine da Harvey Nichols de Londres, criada por alunos da Royal College of Art |
Vitrinismo, antes de mais nada, está inserido no conceito de Visual Merchandising. Essa técnica de marketing tem a incubência de “seduzir” o cliente através de apelos visuais, estimulando-o a comprar. Uma exposição bem elaborada pode ser um dos fatores determinantes de uma ação de vendas bem sucedida.
Muitos profissionais do varejo ainda não entendem a importância desse apelo visual. Nem sempre uma liquidação, ou a prática habitual de bons preços, é sinônimo de sucesso. Pense rápido: quantas vezes você passou direto pela vitrine de uma loja, mesmo sabendo que a loja oferecia produtos a preços acessíveis? Às vezes somos incoscientemente levados para longe de uma loja, simplesmente por causa do desleixo ou da desorganização na exposição dos produtos em uma vitrine, que tinham, por sua vez, a obrigação de nos encantar e nos incentivar a comprar. Por outro lado, uma vitrine bem trabalhada com elementos criativos, são capazes de aguçar a nossa curiosidade a tal ponto que a recordação seguinte já é a digitação da senha do cartão de crédito.
Vitrine da Harrods, em Londres. Fotos: Kaisa Leinonen |
O profissional que trabalha com vitrinismo é chamado de vitrinista. É dele a função de criar um espaço convidativo, sem poluição visual. Além da vitrine propriamente dita, o profissional tem a incubência de valorizar a comunicação visual (cores, etiquetas, acessórios, etc.) do estabelecimento para inserir esses elementos no contexto da sua produção criativa. Ser vitrinista não é empilhar os produtos de uma loja por detrás do vidro, é usar a criatividade para incutir no consumidor o desejo de comprar.
A cadeira de Visual Merchandising pode ser estudada nos cursos de graduação de Moda, Arquitetura, Marketing e Publicidade, ou mais superficialmente no curso de Administração (dentro da cadeira de marketing). Cursos técnicos e workshops específicos também são ótimas referências para profissionais que desejam atuar nessa área {é importante observar se o curso de Vitrinismo ou Visual Merchandising é voltado para moda, uma vez que outros segmentos também fazem uso da ferramenta}.
Louis Vuitton, em Londres. Acessórios da marca dentro das gaiolas. Fotos: Kaisa Leinonen |
O serviço do vitrinista pode ser executado através da capacitação de funcionários do varejo, ou através de profissionais especializados que prestam o serviço, e a remuneração varia entre R$ 500,00 e R$ 2.000,00.
Cursos em Vitrinismo / Visual Merchandising:
- Polimoda (Florença, Itália) – Master in Fashion Visual Merchandising
- London College of Fashion (Londres, Inglaterra) – Visual Merchandising and Display
- Senac (em todo o Brasil) – Visual Merchandising para o Varejo de Moda
- Casa 208 (Recife – PE) – Vitrine de Moda
Em parceria com a Casa 208, as cinco primeiras leitoras do blog que se inscreverem no curso de Vitrine de Moda, que acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, ganham um desconto de 30% no valor do curso.
Muito esclarecedor e informativo o seu post. Realmente não nos damos conta de q eh necessario muita criatividade pra montar uma vitrine q cative a atenção do consumidor.
Gostaria de morar em Recife pra fazer o curso.
Bjinhos! Nay
Ana, eu to na faculdade de moda, e aqui muita gente nem sabe qual carreira seguir, td mundo pensa q quem estuda moda tem q se tornar estilista. Eu amei esse post e vou esperar anciosa os proximos. Bjaum.
Nossa, Ana Lu, não sabia que existiam cursos de vitrinismo aqui em Recife, muito bom! E eu bem queria poder fazer, viu? Mas agora eu preciso mesmo é fazer cursos mais chatinhos… Os preparatórios pra concursos! #VidaDeRecémFormada Hahahaha…
Beijos!
Que vitrines lindas
deve ser muito bom esse curso
beijos
Nayara, se tiver sugestões pros próximos posts da tag é só falar. :)
Aline, na Casa 208 tem uns cursos bem legais de moda.
Naty, acho q esse é o engano cometido pela maior parte das pessoas, não só as q estudam moda, viu?! ;)
Hestinha, to na expectativa de q seja mesmo! =D
Oi Ana!
Adorei o post, acho super interessante essa profissão.
São eles que fazem a gente se encantar num vitrine bem feita e querer entrar numa loja.
Beijos, uma ótima semana!
Rô
Gostei do post!
Não sabia que tem cursos para isso.
Se eu morasse por aí…eu te acompanhava!:* Mas, onde tu vai conseguir tempo pra fazer esse curso? trabalho-casa-marido-blog-internet…Vc faz o dia ter 25hs, neh?????rsrsrsrsrsr
Xêro em tu!
Ah!Hj tava vendo umas fotos do álbum de Guel(o colegio pediu p/dia dos pais) e vi uma tua com ele no colo bem bb!O tempo passa neh!
Rô, a gente nem dá tanto valor, né? Qdo conhecemos mais um pouquinho é q a gente passa a valorizar (e admirar) mais. Bjosss
Marjorie, nem eu, e qdo soube achei o máximo!!!!
kkkkkkkkkkkk, Michelle! Menina, às vezes me faço essa pergunta tb, mas sempre dá tempo. Eiii, a foto é de qdo a gente foi pra João Pessoa? Quero ver!!!
Gente é a primeira vez que eu vejo, muito interessante Ana…É muito bom conhecer um pouco mais dos bastidores da moda…Bom curso para vc e para as meninas…bjão
Ótimo post, Ana! Ótimo!!!
Pôxa, analú, nem vai dar p eu fazer esse curso!!
Até que queria… mas acho q vou pro RJ nesse mesmo fim de semana.
Ah…..
:(
Fica pra próxima, então.
Bjs, querida
Diise, tem tudo pra ser interessante. No final do mês eu te conto! ;)
Sissi :****
Poxa, Nel, eu já tava me animando pra ter vc como coleguinha de turma, hahaha. Vamos continuar coleguinha de encontro então! rsrsrs
bom comeco
estou precisando de saber quanto que se cobra um vitrinista, qual eo valor extado de um profissional…muito obrigada
Oi Marilda, não sei se existe um valor de tabela, o ideal é perguntar a alguns profissionais e tirar uma média. Bjos
oi Ana Lu, você saberia me informar o nome do vitrinista dessa vitrine da Louis Vuitton, por favor??
Ixe, Lua, esse post é tão antigo que nem tenho mais a referência. :( Desculpe não poder ajudar.
Bom dia !
Precisa-se de VITRINISTA .
Trabalhar em 4 lojas Shopping São Paulo
1 vez por semana p/cada loja.
Salário pretendido antes de qualquer teste ou entrevista .
Que more nas imediações de São Paulo .
Os interessados enviar o Cv neste e-mail
martavibarros@gmail.com