Look do dia é coisa do passado. Agora o hype são as fotos de pratos leves, aparelhos de academia, roupas de ginásticas e muitos, mas muitos corpos sarados {ou chegando lá}. Depois do sucesso das imagens de look do dia nos blogs e redes sociais, o projeto fitness é o novo hit do momento.
Começar uma dieta ou um plano de exercícios não é nenhuma novidade. Em uma sociedade que prioriza um corpo sarado em vez de primar por hábitos saudáveis e o ideal de corpo perfeito como consequência disso, mostrar o progresso da reeducação alimentar e das atividades físicas parece uma contradição ao que até outrora era uma regra camuflada. Esse Big Brother de exibição de dietas e corpos sarados começou a se difundir nas redes sociais no segundo semestre do ano passado, e do início desse ano para cá ganhou mais impulso e novas adesões. A busca por uma vida mais saudável é um fator positivo, então a proliferação dessa modinha é mais que bem vinda, certo? Certíssimo. Mas com ressalvas.
As primeiras divulgadoras do projeto foram algumas blogueiras de moda que começaram a publicar em seus blogs e Instagram o progresso que estavam atingindo através de reeducação alimentar, exercícios físicos e medicamentos. Inspiradas pelo sucesso da iniciativa, não levou muito tempo para que outras pessoas abraçassem a ideia e começassem também seus novos projetos fitness, algumas criando blogs ou contas no Instagram exclusivamente para exibir o desenvolvimento da ação. Algumas dessas pessoas, contudo, ignoraram as recomendações de buscar profissionais qualificados e iniciaram suas dietas de forma desmedida, guiando seus próprios projetos apenas através das dicas de alimentação e exercícios sugeridas pelas novas gurus do fitness.
“Dietas ministradas sem acompanhamento podem gerar algumas consequências contraditórias ao objetivo, causadas por uma simples falha na dosagem diária de alimentos”, afirma a Dra. Fernanda Alves Dias, nutricionista do Centro Mineiro de Medicina e Estética (CEMES), em Belo Horizonte. “Há pessoas que consomem pouco alimento e estão cada vez mais acima do peso. Este processo é uma reação do nosso metabolismo para manter a energia de base para nossa sobrevivência, assim o corpo reage retendo alguns excessos que provocam um inchaço corporal, resultando em aumento de peso e comprometendo o sistema funcional”, complementa.
Uma dessas atitudes desmesuradas – e errôneas – ao começar uma dieta sem acompanhamento profissional é o corte repentino dos carboidratos. Esse nutriente, que está na base da pirâmide alimentar, é a fonte primária de energia do corpo humano e necessário para o funcionamento normal das células, por isso o ideal é o equilíbrio na ingestão dos carboidratos, e não o seu corte da dieta. O baixo consumo do nutriente, segundo a Dra. Fernanda Dias, pode causar cansaço frequente, dor de cabeça, sono em momentos inapropriados e retardo na cognição e nos pensamentos.
Outro erro comum é o consumo de medicamentos, mesmo aqueles naturais, que ainda assim podem interferir nas interações entre os nutrientes ingeridos na alimentação do dia a dia. Um exemplo simples é o óleo de coco, que possui em média 3g de gordura saturada e promete reduzir gorduras corporais. Mesmo sendo a nossa referência de consumo diário de 20g, é preciso considerar que os nossos hábitos alimentares diários já incluem outras fontes de gordura, como carnes, ovos e leite, e que por si só podem exceder a média de consumo de gordura saturada diário. “E ainda há que se levar em consideração o uso abusivo do suplemento com a interpretação de que quanto maior a ingestão maior será o resultado. Esse é um dos maiores erros das pessoas que partem para dietas sem orientação alguma”, ressalta Dra. Fernanda Dias.
Se começar uma dieta e uma atividade física está em seus planos imediatos, busque primeiramente um nutricionista para acompanhá-lo na reeducação alimentar apropriada para o seu corpo e metabolismo, e siga direitinho as orientações em busca de um estilo de vida mais saudável e do corpo que você tanto almeja.
Aninha eu acredito que existam muitas fitnistas inspiradoras que ajudaram muita gente, inclusive eu. As mais sérias e conscientes dão dicas mas sempre com a máxima “só um profissional pode avaliar o que é melhor pra você”, e eu, que não sou louca, sei disso. Frequento uma academia séria e passei por uma nutri no começo, ou seja, tenho as noções básicas de uma vida saudável. Além da silhueta mais fina, ganhei saúde e bem estar. Tanto que nos finais de semana que eu saio da rotina eu me sinto mal, meu organismo está limpo demais pra receber gordices. Como tudo que tenho vontade, mas os excessos realmente tem consequências como dor de barriga, azia, etc. É a lei do equilíbrio prevalecendo né. Tudo com moderação.
Mas sim, existe uma leva ai de moças que dão dicas podres, como aeróbico em jejum, outras amantes da dieta Dukan que restringe carboidratos, e outras que estão “destruindo” o corpo, que é como eu chamo aquelas marombeiras que se entopem de suplementos pra ganhar músculos.
Como no look do dia, continua valendo o bom senso! Adorei seu post esclarecedor.
Beijinhos no barrigão!!
Kaká, você está fazendo o que todos deveriam fazer, buscar profissionais para guiá-la através do processo.
Se inspirar nesse pessoal e buscar um estilo de vida mais saudável não é algo ruim, muito pelo contrário! O problema é q temos metabolismos diferentes, e de repente a dieta que sua nutri passou não seria a mais adequada pra mim.
Que todos pensem como vc e atinjam seus objetivos de forma consciente e disciplinada!
Bjoooooo
Como tudo na vida deve existir o equilíbrio. Sou adepta da “modinha” fitness que me fez e me faz muito bem. Cansei dos blogs de moda que só me mostravam “publiposts” disfarçados de dica de amiga, da mesma forma que tem nesses IGs fitness fazendo a mesma coisa. A parte boa foi que me motivei e emagreci bastante…ufa! Parabéns pelo post :)
O lado positivo da modinha é que muita gente se beneficia fazendo a coisa certa, de maneira consciente. Parabéns pelo empenho! Bjoooo