O período de confraternizações e de festas de fim de ano chegou! É hora de pensar nos pratos das comemorações, tanto para petiscar com os amigos, como os principais para o Natal e Ano Novo. O bacalhau é uma opção gostosa que rende e agrada a qualquer um.
Mais econômico do que outros pescados, o bacalhau tem uma versatilidade que permite criar pratos saborosos para todos os estilos e ocasiões. Veja a seguir 3 ideias para criar um cardápio de fim de ano incrível.
Bolinho de bacalhau: o petisco perfeito para a confra
Um ótimo tira-gosto para acompanhar a cervejinha ou os drinques de fim de ano, essa iguaria portuguesa pode ser servida na versão frita ou assada. Você vai precisar de: 4 batatas grandes, bacalhau desfiado, 1 ovo, 1 cebola, farinha e tempero.
Cozinhe as batatas e depois de descascá-las amasse, como se fosse fazer um purê. Na mesma vasilha Para preparar, você pode usar 4 batatas grandes cozidas como base da massa e, depois, amassar como se fosse fazer um purê.
No mesmo recipiente, adicione o bacalhau desfiado, o ovo e 1/2 cebola ralada. Adicione também 1 xícara de chá de farinha e tempero a gosto. Com as mãos, misture bem a massa.
Modele a massa em bolinhas ou em formato de kibe e frite no óleo quente ou leve ao forno. Se optar por fritar no óleo, não se esqueça de deixar o óleo dos bolinhos escorrer no papel toalha.
+ Macarrão com molho funghi
+ Berinjela recheada e gratinada
Bacalhau gratinado: versatilidade na ceia de Natal
A grande estrela da ceia de Natal é o peru, mas isso não impede que outros pratos também façam parte da ceia. Na verdade, quanto mais variado o jantar, melhor!
Você vai precisar de: 500 gramas de bacalhau desfiado, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 kg de batata, 300 ml de leite, 2 latas de creme de leite, 1 copo de requeijão, 100 gramas de queijo parmesão ralado, noz moscada em pó, sal e pimenta do reino.
Refogue a cebola e o alho e acrescente o bacalhau já desfiado. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Em outra panela, cozinhe as batatas. Durante esse passo pré-aqueça o forno a 180º graus.
Bata no liquidificador o leite, o creme de leite e o requeijão. Adicione uma colher de chá de sal, uma pitada de noz moscada e pimenta do reino a gosto.
Unte um refratário com azeite e faça uma camada com parte do creme batido no liquidificador. Coloque uma camada de batata por cima e depois espalhe o bacalhau. Faça uma segunda camada repetindo a mesma sequência e finalize com o queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno até gratinar o queijo.
+ Cesta de bebidas: como harmonizar os comes e bebes
+ Projeto Colibri apresenta azeite extravirgem europeu ao mercado brasileiro
Risoto de bacalhau: praticidade e sabor no Ano Novo
Reza a lenda que virar o ano bem alimentado é premissa de fartura na mesa. Se é verdade, vai da crença de cada um, mas pelo sim ou pelo não, melhor entrar o ano de barriga cheia. E que tal com um delicioso risoto de bacalhau?
Você vai precisar de: 1 xícara de arroz arbóreo, bacalhau desfiado, cebola, 1 tablete de caldo de peixe, tomate, vinho branco.
Em um panela com azeite, refogue 1/2 cebola ralada e adicione o arroz arbóreo. Adicione uma xícara de chá de vinho branco e mexa até secar. Em seguida, vá adicionando o caldo de peixe até o arroz ficar al dente.
Adicione pimenta do reino e sal a gosto e acrescente uma colher de sopa de manteiga e misture bem. Adicione o bacalhau, tomate picado e o parmesão ralado. Misture tudo novamente e sirva.
Amei as receitas e bacalhau cai bem o ano todo, em especial quando o preço cai
Abraços