Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Ferimentos em crianças: como tratar

Criança que brinca, eventualmente se machuca, isso é fato. Por maior que seja o cuidado dos pais nos momentos de recreação, ou dos funcionários da escola em orientar os pequenos a prestarem atenção, as quedas – e por consequência os ferimentos em crianças – são inevitáveis.

+ Bicho de pé: como identificar, tirar e tratar
+ Bebê dodói, coração da mãe aos pedaços

Ferimentos em crianças: os primeiros cuidados

Essa semana Luca se esborrachou no chão enquanto brincava no recreio da escola. Quando recebi a ligação, ele já estava na enfermaria do colégio sendo atendido. Apesar de não estar presente na hora, ele me contou depois que a enfermeira limpou a ferida e fez os curativos. E me contou também que teve muito, mas muito sangue.

Dada a situação do joelho, uma ferida de cerca de 5 cm, acredito que tenha sangrado bastante mesmo. Além do joelho, ele machucou bastante a parte de cima da mão esquerda, o cotovelo esquerdo e teve leve escoriações na palma da mão direita.

Os cuidados em casa

Eu sou o tipo de pessoa que estremece ao ver sangue e feridas! Apesar de ele já ter se machucado em outras circunstâncias, nenhuma com tantos ferimentos feios quanto essa. Assim que tirei os curativos feitos pela escola, fiquei sem saber como limpar e cuidar das lesões.

Tive algumas indicações de amigos sobre o que passar, mas como não acho que ferimentos em crianças seja uma brincadeira, fiquei com medo de infeccionar e entrei em contato com a pediatra. Com as fotos dos ferimentos, foi mais fácil para ele me orientar.

As orientações da Dra. Anna Christina Oliveira foram:

A Clorexidina que comprei foi o Merthiolate. Ao contrário do que o produto era na minha infância, nos anos 80 e início dos anos 90, o Merthiolate mudou sua composição e não arde como antigamente. Mesmo com essas lesões horríveis, Luca não reclamou em momento algum.

+ Pomadas e cremes para assaduras
+ Hora de arrancar o primeiro dente de leite!

As feridas nos dias seguintes

Depois que começamos o uso dos produtos indicados pela pediatra, começamos a notar que melhorou bastante, mas no dia seguinte a ferida do joelho estava com um aspecto muito estranho! Segundo Luca, parecia um slime ou que alguém tinha espirrado e jogado a gosma no joelho dele. Pior era que aparência era exatamente assim, uma gosminha purulenta em um tom amarelo-esverdeado.

A foto à esquerda foi tirada no dia seguinte à queda, quando estava com uma aparência mais gosmenta. A da direita foi tirada dois dias depois da primeira. Apesar de ainda estar com um aspecto bem feio, já começou a secar e a formar uma casquinha.

Os cuidados continuam

Apesar do susto inicial com a notícia, a gente sabe que ferimentos em crianças é absolutamente normal. Essa não foi a primeira e nem vai ser a última vez que Luca vai cair. Deixo aqui o relato da nossa experiência, mas também acho importante ressaltar que talvez o tratamento que foi passado para o meu filho não seja o mesmo recomendado para todos. Na dúvida, evite achismos e sempre consulte um médico.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile