Tendência dos últimos anos, os apartamentos com metragem reduzida merecem uma atenção especial na hora de decorar.
Se durante os anos entre as décadas de 50 e 90 o foco era desenvolver apartamentos amplos para a comodidade de toda a família, a partir dos anos 2000 a máxima passou a ser o convívio em sociedade – ou no caso de novos empreendimentos, com os moradores dos condomínios.
É por esse motivo que quando você procura, por exemplo, “apartamento à venda em ipanema” em prédios mais novos, acaba encontrando condomínios com uma rede completa de serviços como academia, lavanderia, além de áreas de lazer e socialização (churrasqueira, quadras, piscina).
+ Como decorar a casa de modo simples e bonito
+ Ideias de decoração: personalize seu ambiente com os tipos de balcão para cozinha
Dicas de otimização de espaço em ambientes pequenos
Porém, a iniciativa de aproximação acabou criando um desafio para os moradores desse prédio: como decorar espaços mais reduzidos de 30m² a 50m² sem perder a personalidade? Confira essas dicas!
1. Sala de Estar e Jantar
Espaço comum da casa, a sala é um ambiente que precisa transmitir tranquilidade para os momentos de descanso e versatilidade para eventuais confraternizações. Nesse caso, a pedida é por cores neutras (como branco, gelo e cinza) em contraste com cores mais claras da sua escolha – lembrando que a utilização de muitas cores pode dar a impressão de que o ambiente é menor. Então escolha uma parede para se tornar o ponto focal desse espaço.
No mais, reflita sobre a utilização do espaço e a otimização do trânsito de quem habita esse ambiente. Para isso, invista em racks e mesas de centro com “gavetões” para esconder a bagunça e prateleiras para utilizar o espaço aéreo na hora de posicionar seus itens de decoração.
2. Dormitórios
Local onde se recupera as energias após um dia longo, o quarto pede que seja decorado com leveza. Logo, as cores claras e neutras são grandes aliadas novamente. Além disso, ambientes menores geram mais calor e esse pode ser combatido com a escolha de tecidos mais leves e fresquinhos como o cetim ou o linho para lençóis e almofadas.
Uma grande inspiração ao decorar um quarto pequeno é a filosofia minimalista. Nela, a ideia é de que você precisa ter com você apenas o que é de fato necessário e traz alegria para sua vida. É um ótimo motivo para fazer uma “sessão de desapego” e limpar armários e estantes de itens, roupas e acessórios que você já não utiliza mais.
3. Home Office
Cômodo ou espaço improvisado em grande parte dos apartamentos brasileiros devido à pandemia, o home office merece uma atenção especial pois exige foco e concentração de quem o utiliza.
Uma ideia barata e de fácil incorporação é o investimento em uma mesa de abrir para o seu espaço de trabalho. Ao final de um expediente, tudo que você precisará fazer é levantar a mesa e encaixá-la na parede, podendo utilizar esse mesmo espaço para outras atividades quando necessário.
+ Mesa com cavalete: meu home-office!
+ Cadeiras descoladas para home office
4. Banheiros e Lavabos
Se salas, cozinhas e dormitórios diminuíram, os banheiros chegaram a ficar apertados em algumas unidades. Para resolver essa questão de forma inteligente, o ideal é projetar móveis sob medida para esse espaço.
A iniciativa é benéfica para todos os casos pois essas peças podem ser modulares e desenvolvidas de acordo com suas necessidades, tornando-se multifuncionais para o dia a dia – é o caso de gabinetes com armários, gavetas e prateleiras.
Outra dica é a utilização de espelhos grandes, como esses que cobrem a parede inteira. A técnica, que pode ser aproveitada em qualquer ambiente, dá a sensação de que o espaço é muito maior do que é de fato.
A decoração de casas e apartamentos pequenos exige observação e reflexão para o desenvolvimento de um projeto adequado às necessidades de forma que alie conforto, praticidade e elegância aos moradores.