Só quem já teve quase 7 graus de miopia em um dos olhos é capaz de entender a felicidade e a emoção de acordar de madrugada e conseguir enxergar a hora no visor do videocassete (sou desse tempo!). Cerca de 20 anos atrás passei por uma cirurgia para minimizar o alto grau de miopia que me acompanhava desde que eu era pequena, mas o que me salvou em todos os anos que antecederam ao processo cirúrgico foram as lentes de contato. Ainda bem que elas existem!
Lentes de contato: quais são os tipos?
No mercado você vai encontrar lentes de contato gelatinosas e rígidas. Veja abaixo as principais características de cada uma delas:
Lentes gelatinosas
Esse é o tipo que utilizei durante muitos anos! É o mais procurado no mercado por unir eficácia, preço acessível e, mais importante, conforto para quem está usando.
As lentes de contato Bioinfinity são um ótimo exemplo para o tipo gelatinosa: são finas, maleáveis e se adaptam aos olhos com facilidade e conforto. A composição desses produtos traz um alto teor de água, ajudando a manter a lubrificação e a hidratação do órgão.
O uso mais indicado para esse tipo de lente são problemas como miopia, hipermetropia e graus mais baixos de astigmatismo.
+ Comércio de plástico: a indústria da cirurgia plástica
+ Tipos de óculos ideais para cada formato de rosto
Lentes rígidas
Como o nome sugere, as lentes rígidas não são tão maleáveis e confortáveis como as gelatinosas. Por se tratar de um produto mais inflexível, a adaptação pode ser um pouco mais lenta. Não cheguei a usar dessa, mas uma amiga da escola usava e tirava de letra!
Uma das vantagens, apesar de não serem tão maleáveis, é que elas são mais duráveis e resistentes às bactérias. Além do mais, a manutenção é mais simples.
As lentes de contato rígidas são indicadas para quem tem graus mais elevados, principalmente para as pessoas portadoras de ceratocone (uma disfunção na córnea em quem o tecido se curva para fora, formando um cone).
Como manusear as lentes de contato
O olho é um órgão delicado e sensível, por isso, antes de sair colocando as lentes (mesmo que já esteja bastante acostumado), é importante que suas mãos estejam bem limpas. E antes de colocar os produtos nos olhos, aplique a solução recomendada para deixá-los livres de quaisquer resíduos, friccionando-os de leve com o dedo na palma da mão limpa.
Deixe sempre as lentes guardadas no estojo e dentro da solução apropriada. E mais: ainda que você tenha o mesmo grau nos dois olhos, evite trocá-las.
+ Tipos de máscaras de tecido: qual modelo escolher?
+ Como lidar com uma rotina atribulada
Cuidados essenciais:
- Lave sempre as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contato;
- Evite dormir com elas;
- Não mergulhe no mar ou na piscina com suas lentes, sejam elas gelatinosas ou rígidas;
- Cuidado com a areia. Na praia ou ambientes com muita poeira, proteja os olhos com óculos escuros;
- Ande sempre com um estojo e solução. Caso se trate de lentes descartáveis, tenha sempre um par extra;
- Para as mulheres, cuidado ao aplicar maquiagem. Se possível, aplique os cosméticos antes de colocar as lentes;
- Limpe o estojo com frequência (e troque-o de acordo com as sugestões do fabricante);
- Não utilize as lentes após o prazo recomendado pelo fabricante ou oftalmologista.
É importante lembrar que o uso de lentes de contato só deve ser iniciado após a indicação e a orientação de um oftalmologista.