Aniversário, batizado, nascimento, mensário, casamento, aniversário de boneca, do cachorro… Qualquer celebração ou evento é digno de fotografia. A festa pode ser simples, só uma “besteirinha”, mas o fotógrafo está lá fazendo seus cliques e garantindo que aquele momento especial seja eternizado.
Em tempos de Instagram, com seus belos filtros, e da facilidade de comprar uma câmera profissional, todo mundo com um iPhone 5 ou uma câmera melhorzinha na mão já começa a distribuir cartões de visita se apresentando como fotógrafo profissional. Senta aqui do meu lado e deixa eu te contar uma coisa, menina: não é bem assim não. Um fotógrafo não vira fotógrafo de uma hora pra outra. É preciso fazer cursos, investir em bons equipamentos {que não são baratos}, estar sempre se atualizando. Por mais que alguém tenha um talento nato, um mínimo de conhecimento técnico é necessário.
Um dia desses vi uma discussão em um grupo do Facebook na qual um fotógrafo dizia que o bom profissional cobrava caro, porque precisava investir em bons equipamentos e ajudantes. Apesar de compreender seu ponto de vista, acredito também que nada indica que um profissional que cobra caro seja excelente, e nem que um que cobre um preço em conta seja péssimo. Existem aqueles que 1) cobram caro e fazem vale cada centavo; 2) cobram caro e você não entende como tem gente que paga; 3) cobram um preço justo e valem ouro; 4) cobram um preço razoável e você pensa que seria melhor ter pago a parcela de uma Canon Ti5 e pedir pra sua sobrinha bater as fotos com esse dinheiro. E aí, depois de ler isso, você pensa: f*&%$! Como danado eu vou escolher o fotógrafo do aniversário do meu filho? Eu que estou fazendo essa busca {e que passei por uma decepção enorme com as fotos do batizado}, preparei algumas dicas:
1) Pesquise. Esse ponto é óbvio. Não adianta pegar a lista telefônica {ainda existe?} e contratar o primeiro nome que aparecer no seu campo visual. Visite o site/blog do fotógrafo, veja a sua página no Face, o seu portfólio, veja o que outros clientes dizem sobre o seu trabalho.
2) Pegue referências. Aproveite os eventos dos amigos para conhecer o fotógrafo. Converse com ele, pergunte sobre outros trabalhos. Depois, se tiver espaço para isso, fale com o anfitrião da festa se ele ficou satisfeito com o resultado.
3) Preço x Qualidade. Se é barato demais, desconfie. Se o preço é justo, busque mais informações. Às vezes o profissional trabalha com uma tabela em conta para poder fazer seu nome no mercado, afinal de contas, quem vai pagar um absurdo para um profissional de quem nunca ouviu falar? Mas isso também não garante que seu trabalho seja ótimo. Em todos os casos, siga à risca os dois pontos anteriores.
4) Gosto pessoal – sua identificação com o fotógrafo. Pode acontecer de um fotógrafo ser super recomendado e você não gostar do trabalho dele. Não significa que ele seja ruim, talvez o estilo dele seja apenas diferente do seu. Você prefere fotojornalismo? Então não adianta contratar um fotógrafo cujo trabalho é bem tradicional. Nem adianta contratar alguém que segue o modelo tradicional como um script, se você busca alguém com a mente super criativa. Volte três casas e pesquise mais!
5) Saiba diferenciar o profissional do pessoal. Profissional simpático ajuda bastante na hora de nos deixar à vontade para fazer as fotos, mas simpatia não significa desenvoltura e nem qualidade das imagens. Voltando pro batizado de Luca, não tenho do que falar do profissional como pessoa {uma simpatia, uma pessoa super prestativa e agradável}, mas infelizmente suas qualidades não refletiram no resultado do seu ofício. Além de bons equipamentos, o fotógrafo precisa ter desenvoltura e saber dar direções.
As fotos que ilustram esse post são de Mônica Paiva, e as imagens foram feitas em um aniversário que fomos recentemente. Coincidentemente, ela tinha sido uma das fotógrafas “pré-selecionadas” para o aniversário de Luca, e eu adorei fazer esse teste antes. Com a minha pesquisa, deixo aqui o contato de alguns profissionais cujos trabalhos amei (baseado em seus portfólios):
Mônica Paiva
Site: http://monicapaiva.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/monicapaivafoto
Hayana Sindra
Site: http://hayanasindra.com/
Fanpage: https://www.facebook.com/HayanaSindraFotografia
Três Marias (fotógrafas do CineMaterna)
Site: http://tresmariasfotografia.weebly.com/
Fanpage: https://www.facebook.com/tresmariasfotografia