Eu e aquela minha mania de querer fazer tudo personalizado: criar a arte para as caixetas de docinhos, o design para o chá de bebê, fazer as lembrancinhas do chá e da maternidade… Parece que nada disso foi suficiente para alimentar meu ego do “está lindo porque fui eu que fiz”, porque agora resolvi que ia fazer o livrinho de assinaturas da maternidade também!
Uns anos atrás eu costumava fazer scrapbook, e para fazer o livro da maternidade pensei em desencavar esse meu “talento” para a arte em papel. Na época que comecei a coisa ainda estava explodindo aqui no Brasil, lembro até de ter feito meu álbum do chá de panela, um álbum de família que meu sobrinho levou pro intercâmbio no Canadá e vários presentinhos personalizados. Mas, a menos que comprasse os acessórios e enfeites em São Paulo ou pela internet, dificilmente se comprava algo aqui em Recife que não custasse os olhos da cara {sem falar na pouca variedade}. Depois de um tempo várias lojas foram abrindo por aqui e a oferta passou a ser bem maior, mas nesse meio tempo acabei enveredando por outros projetos {traduzindo: a empresa onde eu trabalhava mal me deixava respirar}, e acabei deixando meu futuro promissor como scrapper de lado.
Voltando ao álbum da maternidade, achei que seria moleza encontrar o que eu procurava, mas descobri que a oferta aqui em Recife não é tão incrível quanto eu pensava. Depois de pesquisar bastante e visitar algumas lojas, preparei um mini-guia de scrapbook em Recife. Certamente existem outros lugares, e se não estiver na lista podem deixar nos comentários que eu edito o post. Ah, e como não posso deixar de dar meu pitaco, aproveitei para avaliar a variedade e o atendimento das lojas visitadas.
Lojas de scrapbook em Recife (por ordem alfabética):
Art & Montagem – Rua Conde da Boa Vista, 1081, Boa Vista – Telefone:(81) 3221.8823 – Não cheguei a visitar a loja, mas todas as referências me disseram que a loja é ótima e com grande variedade de produtos.
Idea – Rua Confederação do Equador, 55, Graças – Telefone: (81) 3222-9370 – Essa loja para mim era a maior referência de scrapbook na cidade, cheia de coisas lindas e um atendimento super especial. Decepção total quando fui lá nessa última vez: eles não estão mais trabalhando com scrapbook, mas ainda restam alguns produtos que eles estão se desfazendo antes da loja começar a trabalhar exclusivamente com papelaria personalizada, e o atendimento parece que despencou junto com a beleza e a decoração da casa.
Irmãos Haluli – Rua de Santa Rita, 216, São José – Telefone: (81) 2128-4444 – A loja é meu paraíso de embalagens e artes no centrão, mas o forte deles não é scrapbook. Se você for por lá procurar outras coisas, aproveite para ver se tem algo de scrap que você queira, mas eu não indico como referência em scrap. Os vendedores são sempre ocupados, mas sempre solícitos.
Le Tissage – Avenida Dr. Seixas, 48, Poço da Panela – Telefone: (81) 3049 0101 e (81) 3035 0202 – Também não cheguei a ir nessa loja, mas pelas imagens postadas no Facebook Le Tissage parece ter coisas lindas. Quero ir lá conhecer!
Livraria Modelo – Rua Ernesto de Paula Santos, 417 , Boa Viagem – Telefone: (81) 3323-5031 – Fiquei surpresa com a quantidade de coisa para scrapbook na livraria modelo. Variedade enorme de produtos, papeis lindíssimos {vontade de levar todos} e atendimento impecável. Mil vezes melhor do que nas lojas especializadas em scrap.
Oficina do Papel – R. Feliciano Gomes, 109, Derby – Telefone: (81) 3031-9588 – Oferecem cursos, mas para venda não há muita variedade, pois os produtos são designados para serem utilizados nas aulas. Tive uma péssima experiência no atendimento, duas vendedoras na loja {acredito que uma delas era a dona} e nenhuma das duas me atendeu porque estavam muito ocupadas ouvindo uma conversa sem fim que outra cliente estava contando. Finalmente uma delas soltou um “diga o que você quer”, me mostrou um álbum e quando expliquei que queria comprar algumas coisas de papelaria ela me falou que não vendia. Tempo perdido que nunca mais irei recuperar!
Paper By – Rua do Cupim, 166, Graças – Telefone: (81) 3221-4050 – Outra má experiência. Variedade fraca e atendimento no mesmo nível. Para alguém nos dar atenção a minha sogra precisou ir perguntar se eles tinham o que estávamos procurando, mesmo depois da gente ficar um tempão zanzando lá dentro. Até então não levantaram a vista nem para dar um bom dia. Ainda precisei voltar lá depois com meu marido porque um dos papeis que eu gostei só encontrei lá.
Talvez nas lojas em que o atendimento foi ruim alguém estivesse num mal dia, mas pelo histórico de atendimento ao cliente aqui em Recife, sou obrigada a acreditar que a prática é comum. Quanto à variedade, na Paper By o vendedor explicou que muitos pedidos estavam atrasados, mas na segunda vez que fui, num intervalo de uns 10 dias, a oferta continuava tão fraquinha quanto antes. Analisando por esse lado, talvez eu tenha pego um dia muito bom na Livraria Modelo, tanto na variedade como no bom humor dos vendedoras, porque consegui comprar quase tudo que procurava e com total assistência das meninas.
Sim, e o álbum de Luca já está pronto. Depois mostro pra vocês!