“Só acontece comigo”. Quem nunca falou essa frase? Certas situações parecem nos perseguir, e não são necessariamente ruins, algumas são bem divertidas e engraçadas, embora na nossa memória as mais frequentes sejam aquelas ruins ou, no mínimo, constrangedoras.
Com grávida parece que essas situações atípicas {ou tipicamente comuns para gestantes} são constantes, e pelo menos uma delas já aconteceu com você ou com alguém muito próximo. Se você está grávida, é possível que se identifique com alguns desses fatos – ou com todos eles.
Chorar na frente de desconhecidos. Como se toda a sensibilidade que a gestante enfrenta durante quase 40 semanas não fosse o bastante, ainda precisamos enfrentar aquela sensibilidade incontrolável no meio da rua, na frente de estranhos. Tipo assim, seu amigo realmente precisava telefonar para avisar que o cachorrinho dele foi atropelado enquanto você estava no meio do supermercado?
Gases. Um ato bonito não é, cheiroso muito menos, mas dá um alívio… Seria ótimo se da mesma forma que existem banheiros públicos existissem compartimentos mais acessíveis espalhados nas ruas para as grávidas liberarem suas, hummmm, emoções. Às vezes dá para segurar, mas às vezes segurar causa desconforto, e aí não tem para onde correr. Ah, e ainda tem a parte dois, de pessoas que se aproveitam que tem grávida na área para dar uma aliviada e fazer os outros pensarem que a culpa é da buchudinha.
Hemorroidas. A grávida que não passou por isso pode se considerar uma mulher de sorte, porque o “botãozinho” para fora é super normal na gestação. Eu falei normal, não confortável! Algumas mulheres quase não o sentem, e passam toda a gravidez numa boa com a tal hemorroida, mas em outras o desconforto causado é tão grande que as impede até de sentar.
Cara feia. Tudo bem, esse não é um privilégio apenas das grávidas, mas durante a gravidez o índice aumenta. A nossa cara feia não, a dos outros pra gente! A lista para receber esse carinhoso gesto de cara feia é grande: 1) Quando a fila está gigantesca e uma grávida faz valer o seu direito de cliente preferencial e passa na frente de todo mundo; 2) Quando a grávida utiliza do direito de prioridade no início de gravidez com a barriga ainda pequena, deixando as pessoas desconfiadas {e pensar que existem espertinhas que realmente se passam por gestante para tirar vantagem}; 3) Ao andar num passo mais lento em algum local público {se estiver lotado então,vixe!}; 4) Quando todos os assentos estão ocupados e alguém tem que se levantar para ceder o lugar; etc.
Pitacos. Esse assunto já rendeu um post inteiro, mas os pitaqueiros-super-entendidos não desistem, estão sempre metendo o focinho onde não são chamados. {Nos comentários do post sobre comentários inconvenientes algumas mães falaram que depois que o bebê nasce os palpites pioram. Ai ai ai…}
Ir ao banheiro a cada 5 minutos. As amigas de uma grávida deveriam receber um manual para saber que um passeio no shopping pode render algumas paradas num curto espaço de tempo, e não é para fazer compras, é a parada para o xixi. Além de tomar bastante água na gravidez, a bexiga da gestante fica comprimida pelo peso do bebê. Resultado: visitinhas constantes ao banheiro.
Com certeza a lista não se resume a isso, quem lembrar de mais fatos e situações constrangedoras, compartilha.