Investir em peças para grávidas é uma alternativa de tempo limitado, por isso algumas mulheres relutam em comprar. Eu sou uma delas! Eu até acho que vale à pena ter algumas peças – além de ser absolutamente necessário, já que desde o 3º mês de gestação minhas roupas começaram a ficar apertadas – mas eu não queria pagar um absurdo em peças que eu sabia que não iria usar depois.
A minha primeira saída foi mandar fazer saias longas. Esse tipo de roupa já é um uniforme habitual para mim, só tinha que fazer uma adaptação para poder usar durante os nove meses de gravidez e não perder depois, e a costureira fez isso muito bem. Primeiro ela usou um elástico mais fino, porque como eu teria que usar abaixo da barriga, o elástico grosso poderia incomodar ou ficar enrolando para fora. A segunda adaptação foi fazer a parte da frente mais curta do que a de trás, assim à medida que a barriga fosse crescendo e eu tivesse que ir empurrando o cós mais para baixo, a parte da frente não arrastaria no chão {e a parte de trás fica sempre na mesma altura para esconder os pneuzinhos}. Por fim, diminuiu a barra, mas sem cortar, porque durante a gestação tenho evitado os saltos, mas depois que o bebê nascer posso usar novamente meus heels sem deixar minhas canelas à mostra, é só desfazer a costura da barra.
Grávida também não precisa usar só roupa de malha e deixar de lado as calças e shorts jeans. Felizmente esse tipo de peça não está disponível apenas nas lojas mais caras, as fast fashion já produzem linhas especiais para maternidade a preços mais amigos. Aqui em Recife sempre vejo peças para grávidas na Renner e na Riachuelo aqui em Recife, sendo a oferta de roupas mais moderninhas na Riachuelo {ou talvez eu tenha pego os dias bons por lá, porque esse tipo de peça acaba rapidinho}. Foi na Riachuelo que encontrei a minha calça jeans flare – nem acreditei! Na época eu ainda estava com 3 meses e a calça tamanho 42 {que é meu tamanho normal} vestiu direitinho por causa daquele elástico que se ajusta na barriga, mas optei por comprar o tamanho 44 para ficar mais confortável. No início a calça ficava caindo e eu precisava usar cinto, agora com 7 meses de gestação ela já fica perfeita na barriga e sem me apertar. O melhor foi o preço dela: R$ 79,90. Achei bem compatível com os preços das roupas que não fazem parte da linha especial.
Com essas peças fica mais fácil variar os looks com blusas básicas. Tenho várias camisetinhas sem manga e blusas mais soltinhas que ficam bem tanto com as saias como com os jeans, e o mais importante de tudo: confortáveis. Conforto para mim, aliás, é a palavra de ordem.