Tenho plena consciência de que jamais ganharei o prêmio de costureira ou artesã do ano, mas isso não significa que eu seja um zero a esquerda com agulha e linha ou com trabalhos manuais. Coloquei na cabeça que queria uma camisa com uma gola de spikes ou tachinhas, e até encontrei algumas nas lojas, ou não eram da cor que eu queria, ou não tinham o meu tamanho, ou eram caras demais. A saída que encontrei foi eu mesma fazer.
A camisa escolhida para a transformação foi a amarelinha da coleção de Andréa Marques para C&A, que eu já tinha, e os cravos comprei por R$ 0,30 (unidade) no centrão de Recife. No desespero para fazer logo – sou dessas! – só me dei conta de que não tinha o alicate quando espalhei tudo em cima da cama para começar meu trabalho. Não contei conversa, peguei logo um alicate de unhas e mandei ver no serviço.
O alicate de unhas é uma saída em último caso, mas existem peças apropriadas para esses trabalhos, como os alicates para bijuterias e scrapbook.
Dependendo do tecido, a ponta das tachinhas entram facilmente fazendo uma leve pressão. Se o tecido for muito grosso, fure com a ponta de uma tesoura ou com um estilete de scrapbook, cuja ponta é mais fina do que os estiletes convencionais.
Uma vez que as tachinhas estejam perfuradas no tecido, com a ajuda do alicate dobre as pontinhas do cravo para dentro.
Particularmente, prefiro pregar uma tachinha de cada lado, até completar o número de peças a serem usados na roupa. Isso ajuda a observar a distância entre uma pecinha e outra e deixar os dois lados exatamente iguais.
Blusa pronta! Tenho outras tachinhas no formato de spikes, e assim que decidir em qual blusa irei aplicá-las, mostro para vocês o resultado.