Vocês devem ter acompanhado na mídia nas últimas semanas a notícia da campanha do Brasil na rede norte-americana de lojas Macy’s. O Brasil – assim, com S mesmo – invadiu os Estados Unidos com muitas cores e a alegria característica dos tupiniquins.
“A Magical Journey Brasil” {“Brasil – Uma Jornada Mágica”, em tradução livre} foi o slogan escolhido para a campanha da rede, que agora passa a oferecer na terra do Tio Sam produtos típicos brasileiros e coleções de roupas e maquiagem inspiradas em nosso país.
Feliz em matar um pouquinho a saudade do Brasil, a leitora Ludmilla Ramos, que mora em Seattle, assumiu a posição de colaboradora especial do Oxente e nos conta agora a sua experiência de ver o destaque do país em uma das maiores redes de loja do mundo.
Foi uma experiência e tanto ver e fazer a cobertura da coleção do Brasil na Macy’s. Antes de tudo gostaria de explicar o pensamento de grande parte dos americanos: a maioria não tem interesse nenhum em nada que venha de fora do país deles. Só para ilustrar, muita gente acha que a minha língua materna é o espanhol, e várias pessoas não conseguem entender como outras podem ter interesse em visitar a França, por exemplo, quando se vive no ‘melhor lugar do mundo’. Isso é só para fazer vocês entenderem a dimensão do que é trazer, para uma rede como a Macy’s, uma coleção enorme inspirada em outro país que não os Estados Unidos.
Na visita à loja fui acompanhada da Marilyn, que é americana, e pedi para que ela escolhesse as coisas que gostaria de usar. Também fiquei observando por um tempo o que clientes americanos estavam olhando e comprando, e cheguei a conclusão que o que eles gostam mesmo é dos produtos que tem o nome do Brasil escrito… bem compreensível. Inclusive uma das vendedoras me contou que algumas camisetas da Nike já estavam em falta.
Eu, como brasileira, curti mesmo a coleção Eyes of Brasil, da Lancôme. O kit vem com três sombras, delineador e a máscara Hypnôse Drama – e tudo isso por US$ 38. Eu achei que estava fazendo um bom negócio, mas percebi que era um ótimo negócio quando o Alexei, o vendedor da marca, me falou que eu ainda podia escolher outros cinco produtos inteiramente grátis. Fiquei louca!
Os outros produtos, fora as maquiagens e roupas, são altamente turísticos: café Pilão, Guaraná Antarctica, caixa de bombons da Garoto, sabonetes Phebo… E as músicas que estavam tocando lá na loja também eram músicas brasileiras. Já ia esquecendo das bolsas da loja, todas com a logo do Brasil e um catálogo imenso dentro falando dos estilistas, modelos e atores brasileiros. Para quem já está há um tempo longe do Brasil, como eu, foi bom para saber quem são essas pessoas.
Pra terminar, quero agradecer a oportunidade e dizer também que se você precisar de qualquer coisa, estou à disposição!
Eu que agradeço a sua colaboração, Lu! Só não achei melhor essa cobertura porque eu não estava lá nos States acompanhando esse babado!