Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Eu jamais usaria!

“Na moda, um dia você está dentro, no outro está fora”. A expressão que Heidi Klum costuma repetir a cada episódio do programa Project Runaway poderia entrar por um ouvido e sair pelo outro, se a realidade não fosse dura a ponto de termos que admitir que a nossa vida fashion é uma montanha-russa e que qualquer pessoa está vulnerável à dança do in-and-out. E não adianta tentar se defender dizendo que você é clássica, que é fashion, que é alternativa, que é isso-e-aquilo… Independentemente do estilo, todo mundo já cometeu um pecadozinho fashion. E não adianta argumentar que isso foi há bastante tempo, que naquela época determinado acessório/roupa/estilo era tendência, e jurar de pé junto que você jamais usaria, as fotos não nos deixam mentir que já estivemos lá.

Eu jamais usaria! (A menos que vire moda e eu deseje loucamente)

Salto de acrílico rosa, cabelo cortado ao estilo Chitãozinho e Xororó, cintos de plástico em tons pastel, tamanco de madeira e óculos degradê azul decorado com strass são algumas das coisas que já passaram pelo meu guarda-roupa {estou tendo crises de riso aqui me lembrando desses benditos óculos!}.

Graças à versatilidade da moda, muitas dessas peças passaram por uma releitura e voltaram com um pouco mais de dignidade, digamos assim. Outras, o bom senso falou mais alto e elas ficaram esquecidas no passado. E ainda tem aquele grupo que voltou tão ridículo quanto antes {o que dizer das clogs?}.

Chamei algumas leitoras no Twitter e no Facebook para entrar na brincadeira, e chegamos a uma lista de peças duvidosas. Aquelas que a gente bate no peito para dizer “eu jamais usaria!” – pelo menos não novamente. Ou até que volte a ser tendência.

1. Crocs

Deus é testemunha do quanto eu sou fã desse homem, mas &%$#@, Steven! Já arrisquei minha amizade com Mozinha ao defender meu amor por você, e você tem a cara de pau de aparecer em uma foto usando Crocs? Lavo minhas mãos. Desisto!

Até a revista Time publicou, em 2010, uma lista das 50 piores invenções de todos os tempos, e os sapatos de borracha estão entre eles. “Não importa quão popular eles sejam, Crocs são horríveis”, escreveu a revista na época. Concordo!

+ O que raios você quer da moda?
+ Certo x Errado na moda. Isso ainda existe?

2. Pochete

Sério, Rihanna?! Pode ser Louis Vuitton e o escambau, pochete é feio que só a desgraça, mesmo sendo você – que é super estilosa – usando. Não sei o que dizer, só sentir.

3. Calça saruel

Uma das peças mais votadas da lista, a calça saruel é bem como Vanessa, do Dona Consumista, disse: “Apesar de achar que elas sejam bem confortáveis, não consigo pensar que alguma combinação fique digna com esse estilo de calça”. As fotos não a deixam mentir.

+ Pelo direito de não ter uma calça vermelha
+ Comércio de plástico: a indústria da cirurgia plástica

5. Sutiã com alça de silicone

Como diria Joey Tribiani: “Why, God? Why?”. Se não der para usar um sutiã tomara-que-caia, usem um top, uma camiseta fininha por dentro, o que for, mas alças de silicone não, por favor!

6. Shortinho de lycra

Alguém aí da época do “É o Tchan”? As dançarinas usavam uns shortinhos assim, e eles eram uma verdadeira febre. Eu tinha um. Em minha defesa, eu era adolescente, o short era bem mais comprido que esses, e eu só usava na praia por cima do maiô. {Mãe, se tiver alguma foto do veraneio de 1995 por aí, pode queimar!}

A definição de Adélia, do Totalmente Diva, sobre os shortinhos foi ótima: “Parece mais um band-aid enrolado na cintura com marca do biquini aparecendo por cima”. Uma lindeza!

+ Guia da piriguete {inspirado na Suelen de Avenida Brasil}
+ Sou piriguete. E daí?

7. Salto de acrílico

O grande campeão dos comentários foi o aclamado salto de acrílico! Imagino que essas sandálias tenham feito parte da juventude de muita gente, então fica a dica para o caso de você querer chantagear alguém: basta chegar para a colega e falar “Olha, tenho uma foto sua dançando numa boate usando um salto de acrílico. Ou você divide seu ki-suco de framboesa comigo agora, ou amanhã sua foto vai estar no Face”. Quero ver se a pessoa não divide o suquinho na mesma hora!

E aí, gente, o que ficou faltando nessa lista?  Em tempo: como nem todo mundo entende ironias e/ou brincadeiras, quero deixar claro nesse post que a minha intenção não é ditar moda ou dizer o que você pode ou não usar. Cada um usa o que quer e gosta!

* Crédito das imagens: Just Jared | Metro | Zimbio | R7 Esportes

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile