Era uma vez uma linda fábula que nossos pais contavam antes da gente dormir. Na história, uma princesa comia uma maçã envenenada dada por uma bruxa malvada, e a princesa – Branca de Neve – era resgatada por anõezinhos que cantarolavam sem parar um “lá lá lá” irritante. Sem aguentar mais os anões pé-no-saco, Branquinha fez uma promessa: acendeu uma vela e amarrou uma fita roxa na perna de uma galinha caolha; até que um dia um tal Príncipe Encantado, um grande boçal, apareceu e a levou embora. E então todos viveram felizes para sempre…
Bom, talvez nem o conto dos Irmãos Grimm e nem o conto-de-fadas imortalizado pela Disney sejam exatamente assim, mas 2012 tem sido um ano de tanto destaque para a Branca de Neve, que não custa nada a gente criar a nossa versão também, né?
Atualmente em cartaz nas salas de cinema no Brasil, o filme Espelho, Espelho Meu traz Lily Collins como protagonista da Branca de Neve; e na TV, exibida pelo canal Sony, a série Once Upon a Time estrela Ginnifer Goodwin no papel. No início de junho mais uma Branca de Neve invade as telonas, dessa vez com a ‘crepusculete’ Kristen Stewart, no filme Snow White and the Huntsman (Branca de Neve e o Caçador).
Longe do perfil da princesinha doce e indefesa que usa fita vermelha no cabelo e canta com os passarinhos, as adaptações mostram personagens fortes e que vão à luta – literalmente. Quem tem mais cara de Branca de Neve: Kristen Stewart, Lily Collins ou Ginnifer Goodwin?