Eles se propagam como os Gremlins sem nem precisar de contato com a água, e quando você pensa que já tem o suficiente – e que geralmente não é pouco – aparece mais um. É, os esmaltes são uma verdadeira praga! Com preços acessíveis (os nacionais, pelo menos) e diversidade nas cores e texturas, o esmalte é o tipo de produto que você pode comprar mesmo quando está sem grana, e nessa de comprar um aqui e um ali, quando você se dá conta já virou uma esmaltólatra.
A estudante de Nutrição e blogueira Khayssa Ribeiro, de Aracaju, que ilustra a capa do post, afirma já ter se desentendido com o namorado por causa dos emaltes, “eu não consigo passar numa loja e não comprar um vidrinho, e meu namorado já brigou comigo por causa disso. Mas para mim pintar as unhas é uma terapia, então eu sempre preciso de mais”, afirma a blogueira do Papo Beauty, que garante usar todos os esmaltes que compra, e diz ainda que só não tem mais do que os 74 vidrinhos porque já doou vários, e sempre que as amigas vão em sua casa levam mais alguns.
A partir de uma brincadeira no Facebook do Oxente, várias meninas se prontificaram a fotografar suas coleções e falar um pouco dessa mania.
Taís Machado – Recife/PE
Atualmente tenho 132 esmaltes. Sou meio psicótica com certas cores, e tenho medo delas saírem do mercado, então acabo comprando pra fazer estoque. O Preto Fosco e o Ouro Nude, da coleção Fast Fashiom da Risqué, por exemplo, eu tenho 3 de cada, kkkkkkk. Comecei a coleção em 2010, o ano do meu vestibular, quando eu costumava pintar as unhas para relaxar. Costumo comprar muitos esmaltes, mas sempre que minha mãe sai e vê uma cor bonita ela logo arremata para a coleção. Meu esmalte desejo é o Gold Lamé, da Chanel , acho um dos mais lindos da marca, pintei uma vez no salão e me apaixonei!
Ana Christina Sued – Rio de Janeiro/RJ
Tenho até poucos esmaltes, apenas 75. Até uns dois anos atrás eu não tinha quase nenhum, porque fazia minhas unhas com a manicure. Só que decidi parar de gastar dinheiro com a manicure e passei a comprar os esmaltes que mais amava, além da vontade de postar coisas diferentes no meu blog, O Gosto Não se Discute. Comprei a maioria em feiras, lojas de perfumaria, viagens e ainda ganhei alguns de presente. Lógico que desejo ainda muitos, mas não consigo pagar muito caro em um esmalte, acho o mais caro que comprei foi 16 reais.
Larissa Aragão – Recife/PE
Minha coleção começou quando eu decidi parar de roer as unhas há 3 anos, e sempre tive preguiça de ir a manicure, e foi na mesma época do boom do esmalte Jade, da Big Universo, e do surgimento dos blogs nacionais sobre o assunto. A partir da compra do primeiro vidrinho não consegui parar mais, e hoje não sei ao certo quantos tenho, algo em torno de 300 vidrinhos, mas confesso que me dá um certo medo de saber a quantidade e constatar o quão viciada eu sou. A maioria sou eu mesma que compro, mas hoje em dia com o vício sendo de conhecimento de todos os envolvidos na minha vida e com a visibilidade do blog Armário de Esmaltes, acabo ganhando muitos também. O esmalte desejo dessa semana é o Facets of Fuchsia da Revlon.
Mabia Barros – Salvador/BA
Compro esmalte desde os 11 anos, uma época em que era modinha entre os descolados usar esmalte “colorido”. Eram todos de marcas lado B e ainda se usava cremoso por baixo e cintilante igual por cima (denunciei a idade agora, kkkkkkkkkk). Os dessa foto comecei a comprar em 2009, pois tenho alergia a esmaltes, eles me deixam com a cutícula áspera e o cheiro me ataca a rinite. Mas como eu amo cor e fiquei apaixonada pela coleção Divas, da Impala, comecei a comprar novamente. Se eu seguisse mais meus impulsos (e não fosse a bendita alergia), teria mais vidrinhos. Depois de alguns desapegos e sorteios de vidros que nunca usei, contei 132 vidrinhos. Blog: Maxibolsa
Fernanda Sales – Caruaru/PE
Na minha coleção tem atualmente 150 vidrinhas. Essa mania de comprar esmalte compulsivamente foi herdada, minha mãe tem mania de trazer uma cor nova toda vez que vai fazer as compras de supermercado. Pra aumentar a coleção, trabalho perto de uma lojinha de cosméticos e quando sobra tempo na hora de almoço, lá estou eu tentando encontrar as novidades. Fiquei mais tranquila quando umas amigas me convidaram a participar de um grupo de viciadas em esmalte aqui na minha cidade (Caruaru), as Esmaltecas. Sim, as meninas são viciadas mesmo, fazem a unha mais de duas vezes na semana e trocam de cores mais de cinco. Eu me senti mais aliviada após as reuniões do grupo, ao saber que sou uma pessoal normal diante de algumas que tem mais de 500 esmaltes. Como se não bastasse, nos encontros das esmaltecas sempre ganhamos de brinde mais um esmalte para a coleção.
Simone Bispo – Recife/PE
Desde os 12 anos eu mesma pinto minhas unhas, mas passei por alguns problemas de saúde e deixei essa vaidade de lado. Em 2010 voltei a cuidar das unhas, pois todos me perguntavam o motivo de não pintar. Fui conhecendo blogs sobre esmaltes, mas a maioria era de mulheres de pele clara. Resolvi criar o meu, o Unhas de Bispo, e daí o vício só aumentou, não podia entrar em nenhum lugar que vendesse esmaltes que ficava com vontade de levar pelo menos um. Hoje a coleção conta com 643, entre nacionais e importados, todos bem queridos e bem guardados para não estragarem com facilidade.
Aline Helen – Ouro Branco/MG
Comecei a comprar esmaltes quando a Risqué lançou a coleção Sete Vermelhos Capitais, eles eram lindos e eu precisava ter todos. Depois deles vieram outras cores lindas e eu comprava esmaltes cada vez mais, estava sempre atrás dos lançamentos. No fim do ano passado me dei conta que muitos dos meus esmaltes ainda estavam novos e resolvi parar de comprar até usar todos eles. Estou justamente nessa fase no momento, usando os que foram esquecidos entre os 138 da coleção. Os meus preferidos são os de acabamento diferenciado e os azuis. Tenho uma listinha de desejos só de esmaltes, morro de vontade de experimentar os da Hits (especialmente os holográficos) e alguns importados como Bourjois, Layla, China Glaze e OPI, um dia chego lá! Blog: Vaidade Pega
Neysângela – Recife/PE
Eu sou uma viciada em esmaltes, e só não tenho mais do que os 120 vidrinhos porque tenho alergia. Os que eu já tinha antes de alergia atacar, hoje uso só nos pés, e tento praticar o desapego, repassando para as amigas.
Você também é esmaltólatra? Compartilhe sua coleção no Facebook conosco!