Uma vez fui ao supermercado em outro estado e quando chegou a minha vez de passar as compras cumprimentei a moça do caixa com um bom dia. Sem levantar a vista, ela retribuiu o cumprimento, e logo em seguida emendei um “Tudo bem?”. A moça parou de passar as compras e ficou paralisada, me encarando por um momento com aquele olhar acusador. Parecia que eu tinha acabado de perguntar se ela queria comprar maconha, tamanha a surpresa que ela demonstrava. Me senti horrível, pensei em retirar o que havia dito e desejar um “mau dia” para ela, de tanto que era o meu desconforto por ter cruzado a linha da boa educação e ter invadido a bolha imaginária da moça fazendo uma pergunta cuja resposta não era da minha conta. Mas, calma aí, desde quando ser gentil e educado passou a ser uma coisa negativa mesmo?
+ Sejamos luz
+ O valor sentimental das coisas
Ser gentil não dói!
Parece que estamos tão presos em nossos próprios problemas e na nossa “ranzinzice”, que o tempo para cumprimentar as pessoas, sorrir e ser gentil a troco de nada está cada vez mais escasso. Sou do tempo de sair para brincar na rua sempre que o sol baixava, na mesma hora que as senhorinhas colocavam suas cadeiras na calçada para conversar e ver o movimento. Naquela época, fui educada a cumprimentar as pessoas quando passava por elas, a agradecer aos vizinhos quando me convidavam para lanchar em suas casas, a dar passagem quando alguém parecia estar com mais pressa do que eu, ou ceder a vez quando pessoas mais velhas ou mães com crianças de colo estavam atrás de mim. Era simples, era fácil, era simplesmente natural. E deveria continuar sendo, para mim e para todo mundo.
+ Uma echarpe rosa, várias viagens: reflexão sobre ter peças não descartáveis
+ Mala de memórias
Por onde andam os bons valores?
Não sei dizer a partir de quando os valores começaram a ser invertidos, mas hoje tenho a impressão que algumas pessoas precisam humilhar outras para se sentir superiores; reclamar da atitude de gente de bom coração para se tornarem seres elevados; pisar na cabeça dos outros com salto 15 para subir na vida; sorrir apenas quando há algum tipo de interesse por trás. Essas são as mesmas pessoas que confundem humildade com submissão, e criticam aqueles de sorriso fácil.
Não é só quem recebe a gentileza que fica feliz, quem oferece fica mais ainda. Agradecer, elogiar, sorrir e fazer o bem não custam absolutamente nada! Escolha ser gentil… e seja.