Outro dia eu estava no chat das alokas, quando uma das meninas que estava participando da conversa perguntou qual era a finalidade de um primer.
Nos blogs de beleza, inclusive no Oxente, o uso de primer nos tutoriais já é uma coisa tão comum, que supondo que todo mundo já sabe para que serve, a gente acaba não se dando conta de explicar a sua real função. Mas chegou a hora de preencher esse vazio e contar, enfim, para que danado serve um primer!
Entre seus vários significados na língua inglesa, a definição da palavra como “primeiro” e como “substância de cobertura” se encaixam perfeitamente ao propósito do primer utilizado na maquiagem. Este produto deve ser aplicado na pele antes dos demais {é a chamada pré-maquiagem}, pois ele cria uma camada fina e invisível sob a tez que dá um acabamento aveludado e opaco, e auxilia no controle da oleosidade e disfarça os poros, além de fazer com que a maquiagem dure mais. Alguns primers vão além, e ajudam também a atenuar as linhas de expressão do rosto.
Na imagem acima, um comparativo da pele sem e com o primer. Percebam que, na foto à direita da tela, o brilho foi controlado e a pele está matificada e com os poros mais atenuados.
Os produtos específicos para os olhos, além de executar todas as funções do primer para o rosto, exerce ainda a função de potencializar a cor.
O mercado oferece várias opções de primers líquidos e em gel. Neste post foram utilizados os produtos mostrados na primeira imagem: para o rosto, o HD primer facial da Tracta; nos olhos, o Shadow Insurance da Too Faced. Mais dicas de primers no post Pré-maquiagem: tecnologia tupiniquim nos primers faciais.
Uso e recomendo: Para o rosto – Opaque Gel, da Pharmapele; Photo Finish Foundation, da Smashbox; MagiX, da Avon. Para os olhos – Eyeshadow Primer Potion, da Urban Decay; Potencializador de sombras do Boticário.