No post anterior da tag Carreiras em Moda falamos sobre a profissão de estilista e do glamour ilusório que a envolve. É provável que a maioria daqueles que acreditam no glamour da profissão, não saiba que ao lado de um grande estilista, existe um grande modelista.
Você sabe o que é um modelista, e sabe qual é o papel dele?
Quando o estilista desenha a sua coleção, é necessário traduzi-la para o papel, dar formas, criar moldes… e esse papel quem executa é o modelista. Nem sempre o que o estilista idealiza, e da forma que ele idealiza, pode ser transformado em indumentárias; por esse motivo, cabe também ao modelista informar o tecido adequado ou sugerir mudanças na modelagem que possam deixar a peça o mais fiel possível à concepção do estilista.
Embora hoje em dia existam programas de computador que auxiliam em todo o processo da modelagem, principalmente em produções de grande escala, a intervenção manual é fundamental, portanto, a familiaridade com réguas e fitas métricas é fundamental.
O profissional que trabalha com modelagem não precisa, necessariamente, ser formado em moda. Muitos cursos técnicos específicos são oferecidos em todo o país. Ao contrário de outras carreiras em moda, o mercado para o modelista é bastante amplo, e muitas empresas e ateliês carecem de profissionais qualificados. O salário inicial do modelista é de cerca de R$ 800,00.
Cursos de modelagem:
- Senac (em todo o Brasil) – Modelagem em Tecido Plano
- Senai (em todo o Brasil) – Modelagem Têxtil e do Vestuário
- Instituto da Costura (em todo o Brasil) – Modelagem Através do Sistema CAD
- Casa 208 (Recife – PE) – Modelagem