Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Carreiras em Moda: Estilista

Em uma turma de primeiro período da faculdade de moda, pergunte quantos alunos não pensam em seguir a carreira de estilista. Provavelmente o número de dedos que irão levantar serão insuficientes para preencher uma mão. Nesse estágio do curso, ou mesmo antes dele, a maioria dos interessados em moda sequer conhecem as inúmeras possibilidades que a área oferece.

Além disso, todo o glamour que envolve o termo “estilista” é suficiente para conquistar e influenciar os jovens a quererem seguir a carreira. Mas, deixando de lado a magnificência da palavra, você sabe exatamente o que o estilista faz?

O estilista é o profissional responsável por criar estilos de roupas e acessórios, desenhar peças e desenvolver coleções. 

Criatividade, cultura, habilidade para desenhar e uma mente bem aberta são características primordiais desse profissional, que tem a missão de manter-se antenado às tendências das passarelas mundiais ao mesmo tempo em que precisa ser original ao contexto de suas próprias produções. Cabe também a ele ditar as tendências e estilo de um mercado que movimenta bilhões de dólares por ano.

Foto: Reprodução

Nem todos os estilistas são necessariamente formados em moda. Principalmente no Brasil, onde a graduação surgiu a pouco tempo, a formação dos profissionais ou ou era feita em outros países ou destoava da área, e, no segundo caso, todo o conhecimento era proveniente de cursos aleatórios, livros, ou, em menos grau, no talento nato. Mas que isso não seja uma desculpa para abdicar da universidade: uma boa formação, em vista do mercado atual, é mais do que necessário para galgar uma carreira de sucesso. Universidades em todo o país já oferecem cursos de graduação ou especialização em moda.

É utopia pensar que desenhar algumas peças e confeccioná-las é suficiente para atingir o patamar de grandes nomes da moda e ficar milionário. O estilista precisa estudar e ralar… e muito! A realidade é diferente do esplendor que a mídia produz, e, na prática, os estilistas tem a responsabilidade de entender o coportamento do seu público e criar moda para pessoas reais.

Karl Lagerfeld na Paris Fashion Week. Foto: Reprodução

O estilista pode desenvolver coleções para a indústria de confeccções e acessórios ou estabelecer sua própria grife, atuando também como empresário. O salário inicial do varia entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00.

Cursos em Estilismo:

Para assistir:

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile