Com tantos produtos oferecidos pela indústria de cosméticos, para todas as partes possíveis e imagináveis do corpo, estamos passíveis de esquecer algum tratamento importante. Infelizmente, seja por esquecimento ou por um pecado capital chamado preguiça, a esfoliação da pele é uma das coisas que acaba ficando em segundo plano.
A esfoliação é responsável por remover as impurezas e renovar as células mortas que ficam na pele, além de estimular a produção de células novas. O resultado é uma pele mais lisa e propícia a receber outros tratamentos, como a hidratação.
A pele deve estar limpa para receber a esfoliação, e os movimentos devem ser feitos de forma firme e circular. Produtos de alta granulação podem ser usados no corpo, mas no rosto dê preferência aos mais finos, para não agredir a pele dessa região mais fina e delicada.
Dicas
- Após a depilação, espere 3 dias para esfoliar a pele.
- Em peles oleosas, a esfoliação deve ser feita semanalmente; em peles normais, de 7 a 10 dias; e em peles secas a cada 15 dias.
- Esfoliar a pele no verão ajuda a manter o bronze mais uniforme.
- Evite esfoliar quando a pele estiver com espinhas, pois as inflamações abertas deixarão a pele mais suscetíveis à entrada de microorganismos.
Eu uso
Para o corpo:
- Esfoliante Corporal Flor de Gardênia com toque de Alecrim, Akakia.
- Óleo Esfoliante de Figo, Ducha.
- Gel Esfoliante Tropical Pineapple, Mary Kay.
Para o rosto:
- Gel Esfoliante, Nivea.
- Crème Exfoliante, Clinique.