De professora de inglês, passando por comissária de vôo, “enfermeira de abacate de bompreço” {hahaha} e professora de patinação {que ainda exerce}, foi como designer de acessórios que Adélia Fernanda se encontrou.
“Peraí, quem?“, é o que você deve estar me perguntando. Conhecida pelos seus codinomes: Diva e Pink, fora os apelidos do seu nome real {que ainda calhou de ser composto}, a verdade é que seja lá por qual nome você a conhecer, dificilmente se esquecerá do cabelo rosa – pink mesmo! – bem Tarina Tarantino style, e pelos acessórios fofíssimos que produz.
A paixão pelo design de acessórios aconteceu de uma forma inusitada. Após terminar um relacionamento um tanto conturbado {“com um pé na bunda”, como ela mesma entrega}, que a deixou emocionalmente fragilizada, Diva foi recomendada pelo seu terapeuta a fazer uma viagem para respirar novos ares. O destino escolhido foi São Paulo. “Fazia um ano que eu estava vendo a vida em preto e branco, em Sampa me joguei na galeria do rock e vi cores. Cortei meu cabelão preto liso na cintura, na altura do ombro e fiz mechas pink. Lá achei meu estilo, as coisas que gosto de usar, e me apaixonei de vez pela moda alternativa.” Durante a viagem, Diva conheceu a MariMoon, que ainda nem estava na MTV, e se interessou pelo estilo dos produtos que a not-yet-VJ oferecia em sua da loja virtual. Com tanta inspiração, unida ao estilo lolita da moda japonesa, Diva encontrou o caminho para dar a sua cara aos acessórios. Hoje já conhece a MariMoon pessoalmente, e não se intimida ao afirmar que a Mari adora suas peças.
O aprendizado foi parcialmente autodidata. Apesar de ter feito cursos de bijoux na Cia. da Montagem e de biscuit avançado no Senac, ambos em Recife, nenhum local oferecia cursos de miniatura, nicho pelo qual nutria interesse e talento nato.
Sendo essa a matéria-prima mais utilizada nas suas pequenas peças, o biscuit com o qual trabalha vem diretamente da China, que é mais leve do que o nacional, segundo afirma. Outra matéria-prima bastante utilizada é a massa em creme japonesa, que imita as formas de suspiros e chantilly, e contas plásticas, strass e resina. Tudo proveniente da China e do Japão.
Com toda essa paixão pela cultura oriental, dentre as fontes de inspiração não podia faltar a moda lolita do Japão, além de tudo que é infantil e colorido, como parques de diversão e circos. “Penso nas peças que eu gostaria de ter tido para por nas mesinhas da Barbie. Isso vale principalmente paras peças inspiradas em comidinhas. Tudo que possa trazer de colorido e alegria pro chato e sério mundo adulto.”
Diva não se limita a planejar a sua criatividade dividida em coleções. Em vez disso, cria sempre que a inspiração sopra. “Todo dia crio alguma coisa, uso, testo pra ver se no dia a dia não vai dar problema de soltar com facilidade alguma parte ou enganchar nas coisas. Se der tudo ok, lanço… e assim estou sempre lançando coisas novas. Os clientes nunca enjoam.”
Embora os acessórios sejam o carro-chefe da marca, Adélia ainda produz sapatos e confecciona camisetas, embora em menor quantidade. E além de designer, ela é uma espécie de faz-tudo: cria, produz, fotografa as peças, mantém o site e despacha encomendas. Ufa! Felizmente conta com a ajuda da mãe, especialmente em feiras e eventos, e terceiriza os serviços do sapateiro, costureira e assessoria de comunicação.
Seu público-alvo é formado em grande maioria por jovens adultas, que desejam dar um toque lúdico às suas produções diárias, mas não se limitam a uma faixa etária. Suas peças já atingiram Cingapura, Alemanha, EUA e França, e Diva espera que continuem indo além, colorindo e alegrando o visual de todas. Mas a grande perspectiva vai além do business: “Quero ver menos testas franzidas quando pessoas como eu saírem na rua. Quero divulgar através da minha marca a moda como algo livre, instrumento de expressão pessoal que independe de idade, estrutura corporal, raça… e encorajar aqueles que querem mas não tem coragem e dar um toque mais fofo e doce ao dia a dia”. Que tal um colar de cupcake para começar?
Se interessou pelas peças?
- Totalmente Diva – Site: – E-mail: vipdiva@gmail.com
* É de Casa é uma tag criada para divulgar e incentivar o trabalho de designers e artistas da área de moda e beleza de todo o Brasil. Se você é, ou gostaria de recomendar, um designer ou serviço da área, entre em contato através deste link.